Bill Gates: inteligência artificial é tão importante quanto o PC ou a internet

Bill Gates: inteligência artificial é tão importante quanto o PC ou a internet

Em 2007, numa entrevista a Folha de S.Paulo, o inventor Ray Kurzweil declarou que o futuro das médias e pequenas empresas, no que diz respeito ao uso tecnologia, era a possibilidade que equipes reduzidas conseguissem fazer projetos que antes precisavam de muita mão de obra. Em outro momento, quando indagado se era possível gerir uma empresa naquela circunstancia sem o auxílio de um computador, Kurzweil disse que não entendia que isso era possível. “É raro encontrar uma pessoa ou um negócio que não tenha um computador”, concluiu.

Esse apego ao computador e até mesmo a internet como maneiras que elevaram a produtividade para a humanidade ganha agora um novo protagonista, a Inteligência Artificial. Pauta recorrente nos noticiários, impulsionada nos últimos meses pelo grande sucesso do ChatGPT, a IA levanta questões que já estiveram em voga com o surgimento do computador pessoal e a consolidação da internet. Na visão de Bill Gates, a IA é tão importante quanto o PC ou até mesmo a internet.

Em declaração à Forbes, que ouviu mais de 60 líderes sobre o que a IA representa e seguirá protagonizando no futuro, Bill Gates acredita que esse tema é forte candidato a pauta mais quente de 2023. O otimismo de Gates com a IA é significativo por dois pontos centrais.

O primeiro deles é que estamos falando de alguém que foi um personagem essencial na consolidação e domínio de outro mercado, o de PCs, principalmente considerando o mercado de software. A Microsoft com o Windows além de estabelecer uma hegemonia também desenhou o que hoje conhecemos verdadeiramente como um mercado de software.

Você também deve ler!

Bill Gates detona NFT e criptomoedas: tolice

13 curiosidades sobre a inteligência artificial

O outro ponto é em relação a declarações passadas de Gates que mostravam um olhar mais preocupado sobre o avanço da IA – olhar que não necessariamente tenha sido deixado de lado pelo magnata e filantropo.

Em 2014, por exemplo, Gates e outros líderes fundaram uma associação chamada Future of Life, com a missão de um desenvolvimento responsável para a IA. Em meio a criação da associação, o “guru da tecnologia” afirmou que a IA seria forte o suficiente para se tornar uma preocupação. Três anos depois, Gates foi até mais enfático, abordando outro aspecto sobre o avanço da IA. Ele declarou que “se um robô substituir o trabalho humano, esse robô precisa pagar impostos como um humano”.

A própria empresa que Gates fundou está com laços cada vez mais estreitos com a inteligência artificial do hype. A Microsoft investe na Open AI, criadora do ChatGPT desde 2019. Naquele ano a gigante responsável pelo Windows e pela plataforma Azure alocou US$ 1 bilhão na companhia. Em 2023 o investimento será na casa dos US$ 10 bilhões. Essa relação estreita com a Open AI é altamente estratégia para os planos da Microsoft, que integrará todo o potencial fornecido pela IA conversacional da Open AI em seus produtos, como o buscador Bing.

Recentemente, durante sua participação numa sessão de perguntas e respostas no Reddit, Gates também demonstrou seu otimismo com a inteligência artificial. “Estou muito impressionado com o ritmo a que estas IAs estão melhorando. Acho que terão um grande impacto”.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X