Bill Gates detona NFT e criptomoedas: tolice

Bill Gates detona NFT e criptomoedas: tolice

Pode ser tolice comprar algo caro, mas, em determinadas situações, quem compra acredita que existe alguém mais tolo que, posteriormente, comprará dela por um preço mais elevado.

A grosso modo, essa é a definição de uma expressão comumente usada na bolsa de valores, a famosa “teoria do mais tolo”, associada com bolhas do mercado. O magnata Bill Gates revisitou essa famosa teoria pra jogar mais lenha em dois temas que dividem opiniões: criptomoedas e NFT.

Durante um evento promovido pelo site TechCrunch, Gates descreveu NFTs da seguinte maneira: uma classe de ativos 100% baseada em uma ‘teoria do mais tolo’ de que alguém vai pagar mais por isso do que eu”. 

Sabe aquele velho ensinamento popular: Todo dia sai de casa um malandro e um otário. Quando os dois se encontram, alguém faz negócio”? Bom, a visão de Gates sobre o movimentado mercado de criptoativos gira em torno desse ditado.

O mercado de NFTs trouxe luz para uma nova abordagem em termos de exclusividade para o mundo digital, mas, como de praxe, saiu do controle, e muitas coisas bem duvidosas foram inseridas no mesmo balaio, tentando fisgar uma fatia deste bolo.

Recentemente vimos o caso do investidor Sina Estavi que desembolsou US$ 2,9 milhões para adquirir o NFT, isto é, o “título de propriedade”, sobre o primeiro tweet, e agora, este mesmo “ativo” está completamente desvalorizado. Sendo negociado por US$ 29.

Você também deve ler!

O que é NFT ? Saiba tudo sobre a nova febre da indústria tech

Para entrar neste restaurante será preciso ter NFT

Estavi adquiriu pensando que tal propriedade teria uma grande valorização, considerando o fato de ser o primeiro tweet postado. O investidor chegou a afirmar que as pessoas só vão perceber daqui a alguns anos qual é o real valor deste tweet, como aconteceu com a Mona Lisa”.

O NFT parece que esta banalizando o valor, em termos de importância, que determinado acontecimento representa. Um inchaço desmedido em que os próprios participantes deste mercado estão transformando em chacota.

Bill Gates diz que não investe em NFT ou qualquer outro criptoativo, e fez uma defensa ao investimento mais tradicional. “Estou acostumado a classes de ativos, como uma fazenda onde eles têm produção, ou como uma empresa onde eles fazem produtos”, diz Gates.

O lendário cocriador da Microsoft ainda deu uma zoada nos famosos NFTs do Bored Apes, (imagens digitais de macacos cartunizados), comprados por celebridades como Neymar, Madonna, Snoop Dogg, Justin Bieber, entre outros. “Imagens digitais caras de macacos” irão “melhorar imensamente o mundo”, zombou Gates.

Lembrando que, no caso do Bored Apes, além do ativo digital sobre a arte, os compradores também podem ser membros de clubes e ter acesso a áreas exclusivas do BAYC. Mesmo com a badalação e o glamour, estes NFTs também estão despencando, seguindo a tendência de queda atual do Bitcoin.

A história mostra que até mesmo no mundo físico, alguns investimentos translocados se converteram em bolhas que parece até conto de ficção. Como o famoso caso da “mania das tulipas”, que aconteceu na Holanda na década de 1630.

“Ricos e pobres despejaram cada vez mais dinheiro nas flores, a ponto de os bulbos de tulipa custarem o preço de uma casa. Um marinheiro que confundiu um bulbo com uma saborosa cebola terminou na cadeia. A lenda diz que, quando o mercado quebrou em 1637, a economia sofreu e algumas pessoas cometerem suicídio se atirando dos canais, explica o professor Adam Kucharski no livro “As Regras do Contágio.

Qual sua opinião sobre NFT e criptomoedas? Conta ai pra gente.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X