Bill Gates elogia sistema público de saúde no Brasil e diz que SUS deveria inspirar outros países

Bill Gates elogia sistema público de saúde no Brasil e diz que SUS deveria inspirar outros países

Bill Gates, um dos nomes mais conhecidos no meio tecnológico e fundador da Microsoft, publicou nesta semana um artigo em seu blog, o GatesNotes, sobre o sistema de saúde pública brasileiro.

No artigo, o magnata da tecnologia elogiou as iniciativas brasileiras na saúde pública. No texto intitulado “Lições de salvamento de vidas do Brasil” (Lessons in lifesaving from Brazil), ele enfatiza a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) e sugere que outros países se inspirem nele.

Leia também
IA imagina como seria Elon Musk, Bill Gates e outros bilionários no estilo das artes de GTA
Bill Gates se opõe a pausa na pesquisa de IAs: “Não é possível interromper o desenvolvimento”

Gates ressalta o sucesso do Brasil na diminuição da mortalidade materna e infantil, atribuindo esses resultados ao trabalho consistente do Ministério da Saúde e outras entidades.

Bill Gates elogia o SUS e diz que o mundo pode aprender com o sistema brasileiro | Band

Ele aponta uma redução de quase 60% na mortalidade materna e 75% na infantil em menos de dez anos, resultando em um aumento na expectativa de vida destes grupos. Segundo ele, esses avanços são frutos de investimentos contínuos em saúde pública após o término do regime militar.

O empresário americano também menciona o papel crucial dos mais de 286 mil agentes de saúde no Brasil, incluindo enfermeiros e técnicos, que realizam visitas domiciliares oferecendo cuidados de saúde primários.

Além disso, destaca a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país, que proporciona acesso a uma variedade de serviços médicos, incluindo consultas dentárias e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e outras condições de saúde.

Aniversário do SUS... Sempre um motivo a comemorar!

Outro aspecto abordado por Gates é a relevância do programa Bolsa Família. Ele observa como essa iniciativa assistencial auxilia famílias de baixa renda, proporcionando-lhes apoio financeiro mensal do governo federal para ajudá-las a superar a pobreza.

Gates finaliza seu artigo alertando que, apesar dos progressos notáveis, as recentes crises econômicas e cortes nos investimentos em saúde e programas sociais podem ameaçar os avanços alcançados pelo Brasil nesses setores.

Fonte: GatesNotes

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X