Android 14: veja todas as novidades reveladas até agora

Android 14: veja todas as novidades reveladas até agora

Dados divulgados em janeiro de 2023 mostram que o Android 13 só está instalado em 5% dos smartphones. Mesmo assim, o Google não interrompe o seu cronograma e já está trabalhando na próxima versão de seu sistema operacional móvel, o Android 14.

Embora a sua chegada esteja prevista apenas para o segundo semestre de 2023, já é possível ter uma ideia de alguns dos seus recursos. Entre eles, destaca-se a possibilidade de remover o software indesejado instalado por fabricantes ou operadoras, os famigerados bloatwares.

Leia também
A luta contra o malware: Android 14 pode bloquear a instalação de apps desatualizados
2022 foi o ano em que o Android teve mais vulnerabilidades reportadas

O Android 14 atualmente se encontra na sua primeira versão Developer Preview (Android 14 DP1). Trata-se de uma fase inicial que já dá uma ideia do que podemos esperar. Confira abaixo as descobertas já realizadas.

Remoção de bloatwares

Bloatwares são aplicativos pré-instalados que muitas vezes não são utilizados, mas que ocupam espaço de armazenamento e ficam ativos na memória sem necessidade. De acordo com informações do XDA Developers, o Android 14 trará uma opção na área de configurações que permitirá aos usuários ver a lista de aplicativos instalados em segundo plano e removê-los.

No Android 14 DP1, esse recurso ainda está oculto. Isso indica que ele ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Mas já é uma novidade muito aguardada pelos usuários do sistema operacional.

Melhorias no Dual-SIM com o Health Connect

Celulares Android com suporte a dois chips são cada vez mais comuns. E muitos usuários precisam alternar entre os chips quando uma operadora está com sinal fraco. A partir do Android 14, isso poderá ser feito automaticamente, de acordo com informações do 9to5Google.

A opção de alternar automaticamente entre os chips será baseada na “melhor disponibilidade para chamadas e internet“. Ou seja, a escolha do chip vai se basear na “saúde” da conexão. Caso o usuário não deseje essa alternância automática, ela pode ser desativada.

Proteção avançada de memória

O Google está trabalhando para prevenir problemas graves relacionados à vulnerabilidade da memória RAM. Para isso, o Android 14 terá um recurso de proteção avançada de memória.

Este recurso usará a tecnologia Memory Tagging Extension (MTE) e será obrigatório em chips Arm v9. O MTE identifica áreas da memória e permite que o processador verifique se os dados correspondem às áreas identificadas.

No Android 13, é possível habilitar o MTE em aparelhos compatíveis, mas é necessário acessar configurações de desenvolvedor. No Android 14, se o smartphone ou tablet tiver um processador Arm v8.5 ou superior com suporte ao MTE, a proteção será habilitada automaticamente pelo sistema. Isso significa que a opção Proteção Avançada de Memória estará disponível nas Configurações e poderá ser ativada ou desativada de maneira bem simples pelo usuário.

Clonagem de aplicativos de forma nativa

De acordo com o XDA Developers, o Android 14 tem uma nova opção chamada Aplicativos Clonados. Esta opção permitirá ter duas versões independentes de apps como Facebook, WhatsApp, Telegram e outros no mesmo aparelho.

No entanto, este recurso não está habilitado por padrão no Android 14 DP1 e ainda não foi confirmado se fará parte da versão final. Além disso, pode ser que o Aplicativos Clonados funcione apenas em celulares Google Pixel.

Vale ressaltar que diversas fabricantes já contam com esta funcionalidade em suas interfaces. Samsung e Xiaomi, por exemplo, já contam com esta funcionalidade na One UI e na MIUI, respectivamente.

Aumento de até 200% da fonte

No Android 14, a opção de aumentar o tamanho da fonte foi ampliada. Agora será possível  atingir até 200% sobre o tamanho padrão. Esta função é especialmente útil para pessoas com baixa visão. Além disso, será possível fazer ajustes para evitar desproporções entre fontes em diferentes tamanhos em páginas web.

Tempo de uso nas estatísticas da bateria

A forma como as informações sobre o uso da bateria são exibidas no Android foi modificada a partir da versão 12. Ao invés de mostrar dados desde a última recarga, agora as estatísticas se concentram nas últimas 24 horas.

Embora essa mudança tenha causado insatisfação entre alguns usuários, ela foi corrigida em atualizações posteriores. No Android 14, porém, essas informações serão claramente exibidas na seção “Tempo de tela desde a última recarga completa”.

Health Connect como padrão do sistema

O Health Connect, hub que gerencia dados de saúde a partir de diferentes fontes, será integrado como recurso nativo do sistema no Android 14. Com essa mudança, o aplicativo deve se tornar ainda mais popular entre os usuários.

Através desse hub, o usuário pode definir quais aplicativos têm acesso à infs tais como batimentos cardíacos, dados sobre a qualidade do sono, dados de atividades físicas realizadas, dentre outras informações.

Bloqueio de apps desatualizados

Para aumentar a segurança do sistema operacional, o Google planeja restringir a instalação de aplicativos antigos via sideload no Android 14. A princípio, a restrição valerá apenas para versões muito antigas do sistema operacional. Mas logo, logo o bloqueio será estendido para apps voltados para o Android 6.0 ou versões anteriores.

Ícones da barra de tarefas com nomes de aplicativos

Para facilitar a identificação de aplicativos, agora é possível visualizar os nomes de cada um deles abaixo dos ícones na barra de tarefas. Essa funcionalidade é especialmente útil para usuários iniciantes que ainda não se familiarizaram com a tecnologia. É válido lembrar que essa barra de tarefa é usada em tablets e celulares dobráveis, não sendo comum em smartphones tradicionais.

Controle de acesso às fotos e vídeos

No Android 14, o recurso Photo Picker será aprimorado para permitir que os usuários decidam quais aplicativos terão acesso às suas fotos e vídeos. Essa mudança deve melhorar a privacidade dos usuários e garantir maior controle sobre seus dados.

É válido ressaltar que o Android 13 já é compatível com o recurso, mas através de uma API não obrigatória. No Android 14 o recurso Photo Picker poderá ser usado mesmo sem a API. Assim, o usuário terá o poder de decidir quais fotos e vídeos um aplicativo poderá acessar. Em outras palavras, não haverá mais a necessidade de conceder acesso à pasta de mídias por completo.

Previsão de lançamento

O Android 14 deve ser lançado no segundo semestre de 2023. Mas, antes disso, serão disponibilizadas seis versões de testes. A versão Developer Preview 2 está prevista para março e a primeira versão beta para abril. Fique atento às novidades que surgirão à medida que o lançamento oficial se aproximar.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X