Intel anuncia novos chips para servidores com até 60 núcleos e esquenta briga com AMD

Intel anuncia novos chips para servidores com até 60 núcleos e esquenta briga com AMD

Nesta terça-feira (10) a Intel anunciou seus novos processadores para servidores. Estou falando da 4ª geração dos chips Intel Xeon Scalable, codinome Sapphire Rapids. No total, a Gigante de Santa Clara revelou 52 novos chips para serem usados em servidores. Eles têm a difícil missão de bater os poderosos processadores da linha Epyc Genoa, da AMD.

Leia também
O que significam os nanômetros dos processadores?
Como saber se o processador é compatível com a placa-mãe?

Sapphire Rapids têm chips com até 60 núcleos

Dos 52 novos chips, o mais avançado e potente é o Xeon 8490H. O preço sugerido desse monstrinho é de US$ 17 mil (pouco mais de R$ 88 mil em conversão direta). Ele possui nada mais nada menos do que 60 núcleos de processamento, clock base de 1,9 GHz e um TDP impressionante de 350 W.

Em comparação com a terceira geração de processadores Xeon, esta é uma evolução interessante. Os chips Ice Lake (3ª geração) tinham no máximo 40 núcleos. Colocando as duas gerações lado a lado, os novos Sapphire Rapids conseguem ser 53% mais rápidos em computação geral e duas vezes mais rápidos em atividades de inteligência artificial.

Mas todo esse desempenho superior não se deve apenas à maior quantidade de núcleos de processamento. Uma série de outras otimizações foram implementadas. Por exemplo, os novos processadores Xeon Scalable podem trabalhar junto com memórias DDR5, tem suporte ao barramento PCI Express 5.0 e como memória cache utilizam as memórias de alto desempenho HBM2.

Por fim, tudo isso fez com que os processadores de 4ª geração fossem também mais eficientes. Segundo a Intel, os chips da família Sapphire Rapids têm um desempenho por watt até 2,9 vezes maior que os chips de terceira geração. Em outras palavras, eles fazem mais com menos.

52 processadores divididos em 5 categorias

Como disse no começo da matéria, a Intel lançou 52 novos processadores. Um exagero, na minha opinião. Mas ela pelo menos dividiu os chips em cinco categorias. São elas:

  • Max: Xeon 9000;
  • Platinum: Xeon 8000;
  • Gold: Xeon 6000 e 5000;
  • Silver: Xeon 4000;
  • Bronze: Xeon 3000.

As categorias com os processadores mais poderosos são a Max e a Platinum. O citado Xeon 8490H faz parte da série Platinum, por exemplo.

Todos os processadores anunciados são fabricados usando o processo de litografia de 10 nanômetros. Todos possuem instruções AVX-512 e AMX. As primeiras melhoram o desempenho em operações de ponto flutuante. Já o segundo grupo de instruções é focado em tarefas de inteligência artificial.

Não há dúvida de que a 4ª geração de processadores para servidores da Intel evoluíram muito. Mas será que eles conseguem bater de frente com os seus rivais da AMD? Os chips das linhas Epyc Rome e Genoa contam com até 96 núcleos e bons números de eficiência energética. Não à toa a AMD vem ganhando cada vez mais terreno neste segmento de mercado.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X