Como saber se o processador é compatível com a placa-mãe?

Como saber se o processador é compatível com a placa-mãe?

Conferir se o processador é compatível com a placa-mãe é a primeira coisa que deve-se ter em mente ao montar um novo PC ou trocar a CPU de sua máquina.

Particularmente, eu cometi esse erro, pois não sabia que existiam certas especificidades em relação à compatibilidade entre processador e placa-mãe.

Entre essas especificidades, o primeiro fator a ser considerado é o soquete da placa-mãe, ou seja, o local onde o processador será encaixado. Assim, sabendo como é o soquete da placa-mãe, é possível determinar qual processador é compatível e qual não é.

processador compatível com placa-mãe

Entre as duas maiores fabricantes de processadores, Intel e AMD, existem vários soquetes em placas-mãe que determinam a compatibilidade. Os processadores da Intel, aliás, costumam ser uma dor de cabeça, pois mesmo soquetes iguais, é possível não haver compatibilidade.

Por isso é extremamente necessário que você saiba em qual soquete tal processador se encaixa, como é o caso dos últimos processadores da Intel, que demandam um soquete LGA1700.

A AMD, por outro lado, em todos os processadores Ryzen antes da geração atual, exigem o soquete AM4, sendo mais fácil encontrar uma placa-mãe compatível qualquer linha do processador que salvou a empresa americana.

Além disso, o soquete é importante devido à sua relação com todo o chipset da placa-mãe, que define os vários fatores do equipamento. Portanto, antes de vermos como descobrir se o processador é compatível com a placa-mãe, vamos entender o que é soquete.

Soquete de processador

Como o nome já diz, o soquete de processador é a base física onde colocamos o processador. Desse modo, o soquete de CPU oferece as exatas dimensões físicas e mecânicas, bem como o design dos pinos, para facilitar a conexão do processador com a placa-mãe.

Em suma, esse é o local da placa-mãe onde fica o processador. Se você possui um soquete de processador que não é compatível com a sua placa-mãe, a base de montagem deixará isso explícito.

Devido ao formato de lançamento de um processador, cada geração é compatível com um tipo específico de soquete. Por exemplo, o Core i3 e o i5 da quarta  geração são compatíveis com o soquete LGA1150. Isso vai mudando de acordo com a geração, por isso a Intel é mais complicada, já que a AMD utilizada o soquete AM4 desde 2017. Em agosto deste ano, a AMD anunciou o soquete AM5 para os processadores Ryzen 7000, que, ironicamente, têm muito a ver com a Intel.

Leia mais!

Ryzen 7000: AMD revela mais informações sobre o novo soquete AM5

A Intel utiliza, atualmente, o soquete LGA 1700. Mas, afinal, o que significa essa sigla? A resposta: o tipo montagem do soquete.

Existem três tipos de soquetes de processadores, fabricados através da tecnologia de montagem superficial. São esses:  LGA, PGA e BGA. A sigla que determina como os pinos são arranjados no soquete, algo muito importante para verificar se o processador é compatível com a placa-mãe. 

LGA

LGA significa Land Grid Array, o tipo de montagem utilizado pela Intel em que o soquete da placa-mãe possui pinos visíveis. Esse tipo de montagem não possui pinos ou esferas de soldas, contando, em vez disso, com blocos de metal na parte inferior.

Esses blocos de metal são superfícies condutoras que fazem contato com os pinos localizados no soquete do processador da placa-mãe. O benefício de um processador com soquete LGA é sua portabilidade, mas a Intel dificulta um pouco alterando tal soquete a cada geração de processadores.

PGA

processador compatível com placa-mãe

Pin Grid Array, ou PGA, era o tipo de montagem utilizado pela AMD, que possui pinos visíveis no processador e depende que a placa-mãe possua entrada para esses pinos em seu soquete para ser compatível.

BGA

processador compatível com placa-mãe

 Esse é o tipo de tecnologia de montagem superficial dos processadores de notebooks. Os processadores BGA, ou Ball Grid Array, são soldados no soquete da placa-mãe, por isso não são substituíveis.

Como saber se o soquete do processador é compatível com a placa-mãe

O passo mais simples para saber se o seu processador é compatível com a sua placa-mãe é verificar as especificações online.

O meu processador é um Ryzen 5 1600, portanto, acessando o site da AMD, é possível ver as especificações completas do produto. Como eu disse acima, a AMD, antes da geração atual, utilizava o soquete AM4. Portanto, meu processador é compatível com placas-mãe com esse soquete.

processador compatível com placa-mãe
Especificações do Ryzen 5 1600 disponíveis no site da AMD.

Se o seu processador for da Intel, o processo é o mesmo, como exemplo do Intel Core i7-12700HL da 12ª geração. Na página da Intel, o soquete aparece como FCLGA1700. FC significa “Flip Chip”, um método de fabricação que permite que os chips de circuitos integrados possam se conectar diretamente com circuitos externos através de ‘colisões dos condutores’ presentes na superfície do chip.

Especificações do soquete do processador Intel Core i7-12700HL da 12ª geração

LGA, como já explicamos, é o tipo de montagem que a Intel utiliza e 1700 representa a quantidade de pinos.

Em seguida, é necessário descobrir o tipo de soquete da placa-mãe, o que também pode ser encontrado através de uma pesquisa online. As especificações da minha placa-mãe PRIME B450M-GAMING/BR no site da Asus confirmam a compatibilidade com soquetes AM4 dos processadores AMD. 

Placa-mãe compatível com o antigo soquete AM4 da AMD.

LGA 1700

Vamos encontrar, agora, uma placa-mãe compatível com Core i7-12700HL da 12ª geração de processadores da Intel.

O problema dos processadores da linha Alder Lake da Intel, que surgiu no final do ano passado, é a grande mudança no tamanho do soquete LGA. O novo soquete LGA 1700 apresenta um tamanho muito maior que os anteriores, demandando uma mudança na configuração dos dissipadores de calor. Com isso, configurações anteriores de arrefecimento são incompatíveis com o LGA 1700. Por isso é importante ficar atento ao chipset dos atuais processadores da Intel.

A diferença entre o tamanho do soquete LGA1700 comparado com o LGA1200, da geração Rocket Lake.

Com isso em mente, vamos pesquisar uma placa-mãe compatível com a nova tecnologia de soquete da Intel para os processadores Core i7-12700HL Alder Lake.

Duas opções interessantes são a ROG Strix Z790-I da ASUS, com tecnologia aprimorada de arrefecimento para lidar com os problemas de overheating dos novos soquetes da Intel.

A placa-mãe ROG Strix Z790-I possui dois ventiladores situados acima do soquete do processador compatível com a geração Alder Lake da Intel.

A segunda opção é a Q670M D3H DDR4 da Gigabyte, também compatível com os novos processadores da Intel e com a tecnologia SmartFan 6, que possuí quatro ventiladores exclusivos para o processador e seis sensores de temperatura.

O sistema de arrefecimento do soquete de processador da placa-mãe Q670M D3H DDR4 da Gigabyte.

Enfim, a compatibilidade entre o processador e a placa-mãe é a combinação dos soquetes de ambos os produtos.

Se você não sabe qual é o seu processador ou sua placa-mãe, há um software que pode te ajudar, o CPU-Z. Esse programa te informa qual é a sua placa-mãe, caso você queira adquirir um novo processador, para conferir as especificações online sobre a compatibilidade.

processador compatível com placa-mãe
O software CPU-Z analisa automaticamente as configurações de sua máquina.

Isso é extremamente importante para que você não tenha que comprar uma placa-mãe nova devido à incompatibilidade com o seu novo processador.  Desse modo, clique aqui para baixar o CPU-Z.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X