Usuários do WhatsApp Pay agora podem utilizar cartões de débito virtuais da Caixa

Usuários do WhatsApp Pay agora podem utilizar cartões de débito virtuais da Caixa

Você já usou o WhatsApp para pagar alguma conta ou transferir dinheiro? Pois é, o uso do WhatsApp para pagamentos não teve tanto sucesso no Brasil. Mas pode ser que agora ele receba mais atenção por parte dos brasileiros.

A Caixa Econômica Federal será mais um banco aceito pelo serviço, por meio do cartão de débito virtual Visa. Dessa forma, os clientes do banco poderão enviar e receber dinheiro pelo aplicativo de mensagens.

Leia também
Como transferir dinheiro para seus contatos pelo WhatsApp
Agora é possível pedir um Uber direto do WhatsApp

Caixa foi importante para milhões de brasileiros na pandemia

Logo após o início da pandemia de COVID-19, houve a necessidade de que as pessoas ficassem isoladas em suas casas, reduzindo ao máximo o contato com outras pessoas. Isso gerou uma preocupação enorme com a economia e também com o sustento de muitas famílias.

Para amenizar esse problema, o governo liberou um auxílio de R$ 600 por mês durante algum tempo. Esse auxílio era recebido pelo aplicativo Caixa Tem e também podia ser usado pelo cartão de débito virtual da Caixa. O sucesso dessa iniciativa foi tão grande que no final de 2020 havia mais de 105 milhões de contas. E o Caixa Tem é usado até hoje para pagamento de benefícios sociais.

Em geral, a Caixa tem mais de 140 milhões de clientes. A combinação dessa popularidade com a do WhatsApp, que está presente em 99% dos smartphones no Brasil, pode impulsionar os serviços de pagamentos pelo aplicativo. No entanto, essa tarefa não será tão fácil.

WhatsApp Pay foi ofuscado pelo Pix

O WhatsApp Pay, lançado em maio de 2021, acabou sendo ofuscado pelo Pix, que chegou ao mercado em novembro de 2020. Uma pesquisa realizada em fevereiro de 2022 mostrou que apenas 17% dos usuários do aplicativo de mensagens haviam cadastrado um cartão no mensageiro. Além disso, 80% das pessoas que usaram o serviço acharam o Pix mais fácil e prático.

Entre aqueles que não usaram o WhatsApp Pay, 45% simplesmente não têm interesse no serviço, enquanto 30% não confiam no aplicativo para cadastrar seu cartão de crédito. Além disso, 17% dos entrevistados nem mesmo conheciam a ferramenta.

Essa desconfiança para com o WhatsApp é totalmente compreensível. Afinal de contas, o mensageiro é usado para dar os mais diversos golpes. Só nos últimos meses nós reportamos por aqui golpes envolvendo títulos de eleitor cancelados, o álbum de figurinhas da Copa do Mundo, golpe do Dia dos Pais, golpe do Auxílio Brasil e muitos outros. Portanto, quando envolve dinheiro, a desconfiança dos brasileiros para com o WhatsApp vai lá para cima.

Como utilizar o cartão da Caixa no WhatsApp Pay

O primeiro passo é gerar o cartão de débito virtual da Caixa nos aplicativos Caixa ou Caixa Tem. Também é possível gerá-lo pelo internet banking. Escolha o meio que você achar mais fácil.

Em seguida, você deve copiar os dados do cartão virtual e acessar o WhatsApp. Os dados necessários são os números do cartão, a data de vencimento e também o código de segurança. Daí você deve ir em “Configurações”, selecionar a opção  “Pagamentos” e fazer o seu cadastro. Em dado momento, o aplicativo solicitará os dados do cartão da Caixa.

Após esse passo, basta utilizar o botão de pagamentos para enviar ou cobrar dinheiro de outros contatos. Ele é um ícone em forma de moeda, que fica próximo ao atalho da câmera.

Você acha que com a chegada da Caixa o WhatsApp Pay terá mais popularidade no Brasil? Eu creio que o Pix continuará reinando absoluto.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X