WhatsApp Pay finalmente já está funcionando no Brasil

WhatsApp Pay finalmente já está funcionando no Brasil

E finalmente, depois de uma longa espera, o WhatsApp Pay já está funcionando plenamente no Brasil. O serviço de pagamentos foi anunciado pela primeira vez em junho de 2020 (há quase 1 ano, portanto), mas foi vetado pelo Banco Central. Então, no finalzinho de março o WhatsApp Pay foi aprovado pela entidade e autorizado a funcionar no Brasil, o que começa a ocorrer nesta quarta-feira (5).

Inicialmente apenas transferências entre pessoas físicas serão aceitas. Mas em breve você poderá também fazer pagamentos para pessoas jurídicas (empresas). O motivo do bloqueio de quase 1 ano por parte do Banco Central foi para investigar se o serviço não traria “danos irreparáveis” à privacidade dos usuários e também à concorrência no mercado.

Leia também
Pix – Tudo o que você precisa saber
O que é Open Banking?

Como funciona o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay funciona aqui no Brasil por meio de algumas empresas. Em primeiro lugar ele é habilitado pelo Facebook, que é a empresa dona do WhatsApp. Depois disso, ele precisa passar pelo Facebook Pagamentos que é, inclusive, uma entidade autorizada pelo Banco Central. Por fim, os pagamentos são processados pela Cielo.

WhatsApp Pay

É importante notar que nenhuma taxa é cobrada por parte do Facebook ou WhatsApp. Ou seja, você pode pagar e receber dinheiro sem nenhum desconto, como ocorre em outras plataformas, como o MercadoPago, por exemplo.

Para que a transação financeira seja efetivada, o usuário deve inserir uma senha previamente cadastrada. Em alguns celulares a senha poderá ser a sua impressão digital, caso ela esteja cadastrada como forma de desbloqueio por biometria.

Quais cartões posso usar?

Não são todos os cartões que funcionam no WhatsApp Pay, pelo menos neste momento inicial. Para usar este novo serviço de pagamentos você deve ter um cartão de débito ou múltiplo (débito e crédito) emitido por uma das instituições ou bancos parceiros. São eles:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Caso você já tenha alguns dos cartões desses bancos, já pode cadastrar e começar a usar.

É seguro?

WhatsApp

Sim. Em primeiro lugar, todas as transações financeiras contam com criptografia de ponta a ponta. Além disso, há outras camadas de proteção para o armazenamento dos dados.

Por exemplo, a Visa informa que o WhatsApp Pay é protegido por tokens que não permitem a visualização de informações sensíveis dos usuários. Cada aplicativo e dispositivo possui um token único.

Em comunicado, Matt Idema, Chief Operating Officer do WhatsApp disse:

Estamos entusiasmados com a disponibilidade desse recurso. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois, não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital”.

O WhatsApp Pay está sendo liberado gradualmente para todos os usuários no Brasil, tanto para Android quanto para iOS. É importante salientar que o serviço não funciona no WhatsApp Web e nem no WhatsApp para computador.

Fonte: WhatsApp

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X