Spotify chega a 195 milhões de assinantes e mesmo assim amarga prejuízo milionário

Spotify chega a 195 milhões de assinantes e mesmo assim amarga prejuízo milionário

Nesta semana o Spotify divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2022. A plataforma de streaming de músicas continua crescendo, a exemplo dos trimestres anteriores.

Nos meses de julho, agosto e setembro, o Spotify cresceu 13% em relação ao segundo trimestre do ano. Com isso, a empresa atinge a marca de 195 milhões de assinantes. Mesmo assim, a margem de lucro foi abaixo do esperado.

Leia também
Como transferir playlists do Spotify para o Amazon Music
Como transferir playlists do Spotify para o YouTube Music

Aumento no número de assinantes e de usuários ativos

De acordo com o relatório financeiro, não foi apenas o número de assinantes que aumentou. O Spotify também registrou um aumento na quantidade de usuários ativos em cada mês. No total, 456 milhões de pessoas acessaram a plataforma pelo menos uma vez no mês. Isso representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Importante ressaltar que a meta do Spotify para o período era ter 450 milhões de usuários ativos. Ou seja, a empresa conseguiu superar em 6 milhões a meta. Do total de 456 milhões de usuários, 23 milhões acessaram o serviço pela primeira vez.

Desses 23 milhões de novos usuários, uma pequena porcentagem deles decidiu aderir ao plano premium da plataforma. Com isso, a quantidade de assinantes aumentou 4% em relação ao segundo trimestre de 2022.

Prejuízo operacional e queda no valor das ações

Spotify

No entanto, a margem de lucro da plataforma não acompanhou o crescimento de usuários e de assinantes. O Spotify fechou o terceiro trimestre de 2022 com uma margem de lucro de 24,7%. É um número menor do que o planejado pela companhia.

As razões para a baixa margem de lucro envolvem dois fatores. O primeiro está relacionado com a publicidade veiculada na plataforma. Na verdade, houve uma diminuição não prevista na quantidade de anúncios exibidos para os usuários gratuitos. Além disso, ocorreram algumas mudanças no que diz respeito às responsabilidades com os detentores de direitos da plataforma de streaming.

Na prática, o Spotify terminou o terceiro trimestre de 2022 com um prejuízo operacional de 228 milhões de euros. Devido a isso, as ações da companhia em Wall Street caíram mais de 6%.

Expectativas para o quarto trimestre do ano

spotify-premium-akcio-001-1024x576

Para os três últimos meses do ano, o Spotify espera manter o seu ritmo de crescimento. Tanto de usuários quanto de assinantes. Por outro lado, a expectativa é de que o prejuízo operacional seja ainda maior.

Até o final de 2022 o Spotify espera alcançar a histórica marca de 200 milhões de assinantes. Na verdade, a empresa espera terminar o ano com 202 milhões de usuários pagantes. Já entre os usuários ativos, a companhia espera atingir a marca de 479 milhões de pessoas. São 23 milhões de novos usuários acessando a plataforma mensalmente.

O prejuízo, por sua vez, tende a crescer ainda mais. A projeção para os últimos três meses do ano é de um prejuízo operacional de 300 milhões de euros.

Fonte: Spotify

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X