Adobe desenvolve tecnologia para impedir usuários de compartilharem a senha da Netflix

Adobe desenvolve tecnologia para impedir usuários de compartilharem a senha da Netflix

Sempre que surge um problema, existe alguém oferecendo uma solução. No caso, vendendo. É exatamente isso o que a Adobe está fazendo. Já faz algum tempo que a Netflix não vê com bons olhos o compartilhamento de senhas por parte dos usuários.

Tanto é que a plataforma de streaming começou a testar uma cobrança adicional para quem divide a senha com outras pessoas. Pensando nisso, a Adobe desenvolveu uma tecnologia para impedir os usuários de compartilharem as senhas.

Leia também

Do DVD ao Streaming: Netflix completa 25 anos
A guerra da Netflix contra o compartilhamento de senhas

Solução para um problema antigo

Netflix - Senha

Embora a solução da Adobe tenha sido desenvolvida com a Netflix em mente, ela poderá ser usada por qualquer plataforma de streaming que esteja disposta a pagar pelo uso da tecnologia. Como você sabe, todos os serviços de streaming perdem alguma quantidade de dinheiro com essa prática.

Porém, a Netflix é a empresa que mais sofre com essa prática. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que esse não é um costume novo. Há muito tempo que os assinantes compartilham suas contas com terceiros. Essa é uma maneira de baratear o valor da assinatura, que é dividido entre os usuários. No entanto, por muitos anos a Netflix fez vista grossa para essa conduta.

Na verdade, o compartilhamento de senhas ajudou a popularizar o serviço. Mais pessoas tinham contato com a plataforma e, em um momento ou outro, acabavam se tornando assinantes. Mas agora a Netflix já é conhecida mundialmente. E os investidores querem ainda mais lucro!

Segundo estimativas da própria Adobe, a Netflix deve deixar de ganhar algo em torno de US$ 9 bilhões por ano! Com essa receita entrando nos caixas da empresa, ela conseguiria se manter no topo ainda por muito tempo. Portanto, é de grande interesse para a empresa combater de forma eficiente o compartilhamento de senhas.

Eis a solução da Adobe

Adobe Primetime Account IQ

A tecnologia desenvolvida pela Adobe se chama Primetime Account IQ. Ela consegue rastrear e analisar padrões comportamentais dos usuários. Assim, a tecnologia identifica como as contas estão sendo usadas, inclusive sabendo quando ela é indevidamente compartilhada.

O Primetime Account IQ implementa modelos de aprendizagem de máquina para “medir, gerenciar e monetizar” o problema do compartilhamento de senhas. Além de identificar quando uma conta é compartilhada indevidamente, a ferramenta pode apontar quais as melhores ações para adotar em cada caso.

Para realizar a sua função com eficiência, a tecnologia da Adobe precisa monitorar e analisar uma série de dados. Dentre eles estão a quantidade e os tipos de dispositivos usados em cada conta. E, também, a geolocalização dos usuários. É impossível uma mesma pessoa acessar da sua cidade e depois de um país diferente em um espaço de poucas horas.

Mais do que identificar compartilhamento de senhas

A tecnologia da Adobe será capaz de identificar mais coisas apenas se baseando nos padrões de comportamento. De forma inteligente, o Primetime Account IQ conseguirá saber quando o usuário faz um uso fora do habitual, mas que não se enquadra no compartilhamento de senhas.

Por exemplo, imagine que você viaje para outro país e acesse sua conta de lá. A tecnologia da Adobe poderá saber que você está em viagem e não compartilhando a conta. É comum também as pessoas logarem em suas contas no trabalho ou na faculdade. Esse tipo de login também é permitido.

Depois de analisar todos os dados, a tecnologia da Adobe conseguirá distinguir as contas que fazem uso legítimo da plataforma das contas “problemáticas”. A empresa também sugere recompensas para os usuários com “bom comportamento”. Uma das recompensas sugeridas é a de aumentar o limite de dispositivos que podem fazer streaming simultâneo.

Tecnologia ainda não está em uso

É importante deixar claro, no entanto, que a tecnologia Primetime Account IQ ainda não está em uso em nenhuma plataforma de streaming. Ela foi simplesmente anunciada pela Adobe. Até onde sabemos, nenhuma plataforma de streaming contratou a solução desenvolvida pela Adobe.

Enquanto isso, a Netflix vai se virando para aumentar a sua receita e também o número de assinantes. O movimento mais recente da empresa é a implementação de um plano com anúncios. Segundo estimativas da própria empresa, ela deverá ganhar até 40 milhões de assinantes até o fim de 2023 com o novo plano.

Fontes: Adobe Blog via Torrent Freak

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X