Twitter admite bug que possibilitou vazamento de dados de 5,4 milhões de contas

Twitter admite bug que possibilitou vazamento de dados de 5,4 milhões de contas

Na última sexta-feira (5) o Twitter publicou um post em seu blog admitindo que um hacker explorou um bug da plataforma para ter acesso a dados de milhões de contas. Para ser mais exato, o endereço de e-mail e o telefone de 5,4 milhões de usuários foram expostos e colocados à venda na dark web. Vem comigo que nos próximos parágrafos eu explico toda essa treta para você.

Leia também
Elon Musk processa Twitter por querer forçá-lo a comprar a rede social
Mais de 3.200 aplicativos vazam chaves de API do Twitter, permitindo invasão de contas

Senta que lá vem história…

No comunicado oficial, o Twitter explica como esse vazamento de dados foi possível. Segundo a empresa, em junho de 2021 os desenvolvedores atualizaram o código-fonte da rede social. Essa é uma prática comum, já que de tempos em tempos o Twitter lança novas funcionalidades e corrige bugs conhecidos.

Twitter vazamento de dados

Porém, essa atualização de junho de 2021 ocasionou um bug. Tal erro no sistema permitia que, durante o login, dados como endereço de e-mail e número de telefone fossem enviados para terceiros. E o pior: associando os dados com as contas às quais eles pertencem. Isso facilita e muito o trabalho de qualquer hacker.

O Twitter informa ainda que o bug foi corrigido em janeiro de 2022. Na época eles disseram que não encontraram nenhuma evidência de que a falha no código foi explorada por hackers. Ledo engano.

Em julho de 2022 o site Bleeping Computer publicou uma matéria revelando que um hacker estava vendendo dados de 5,4 milhões de usuários do Twitter na internet. O cibercriminoso estava vendendo os dados por US$ 30 mil. Depois dessa reportagem, a rede social reconheceu que a vulnerabilidade foi, de fato, explorada por hackers antes de ser corrigida.

Minha conta está em risco?

Twitter

Talvez. Como se trata de uma falha do próprio Twitter, não há nada que os usuários possam fazer para se proteger.

Apesar da falha, o Twitter garantiu que nenhuma senha foi revelada neste vazamento. Além disso, a empresa ainda não sabe se todos os usuários foram afetados. De qualquer maneira, a empresa alertará as contas que tiveram os dados vazados para que reforcem a segurança. Uma boa maneira de fazer isso é por mudar a senha e ativar a autenticação de dois fatores.

E se você usa um pseudônimo na rede social, o Twitter recomenda a não associar o seu número de telefone ou e-mail pessoal nesta conta. Assim você não corre o risco de ter sua identidade revelada.

Como o Twitter disse que alertará as contas que foram afetadas, é bom ficar atento. Caso receba algum e-mail do Twitter, verifique muito bem o remetente para não cair em nenhum golpe de phishing.

Fonte: Twitter Privacy Center

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X