Intel anuncia as placas de vídeo Arc Pro, voltadas para uso profissional

Intel anuncia as placas de vídeo Arc Pro, voltadas para uso profissional

Nesta terça-feira (9) a Intel anunciou novas placas de vídeo, desta vez da linha Arc Pro. Ao todo foram três novas GPUs, a saber: Intel Arc Pro A40, Arc Pro A50 e Arc Pro A30M. Todas são voltadas para uso profissional e estações de trabalho (workstations). Nos próximos parágrafos vou destrinchar melhor as especificações técnicas de cada placa.

Leia também
Placa de vídeo Intel Arc A380 entra em pré-venda no Brasil; confira o preço
GPUs Intel Arc decepcionam nos testes

Intel Arc Pro A40 e Arc Pro A50 são para desktops

As placas de vídeo Intel Arc Pro A40 e Arc Pro A50 são bem similares entre si. Por exemplo, as duas foram projetadas para serem usadas em desktops. Elas contam também com 4 portas mini-DisplayPort 1.4 com suporte a áudio e utilizam 6 GB de memória GDDR6. É possível usar também cabos HDMI, mas para isso é preciso instalar um adaptador na placa.

Outras similaridades entre as placas envolvem a quantidade de unidades de execução (128), os núcleos de Ray Tracing (8 no total) e o clock base de 2 GHz. Além disso, com qualquer uma das duas você pode trabalhar com até quatro monitores 4K ou dois monitores 8K. As duas configurações são a 60 Hz de frequência.

Intel Arc Pro

Mas existem algumas diferenças importantes. Por exemplo, ao que parece, a Intel Arc Pro A40 foi pensada para estações de trabalho menores. Ele só ocupa um slot do gabinete e possui desempenho e TDP inferior à Arc Pro A50. O desempenho da Arc Pro A40 é de 3,5 teraflops e o TDP é de 50 W.

A Intel Arc Pro A50, por sua vez, é fisicamente maior. Por isso ela ocupa dois slots do gabinete. Portanto, trata-se de uma placa de vídeo projetada para estações de trabalho maiores e mais robustas. O desempenho da unidade gráfica é de 4,8 teraflops. O TDP acompanha a subida e chega a 75 W, exigindo uma fonte de alimentação igualmente potente.

Intel Arc Pro A30M foi projetada para notebooks

Intel Arc Pro A30M

Os notebooks não ficaram de fora da brincadeira. Para suprir o segmento de estações de trabalho no formato de notebook, a Intel lançou também a GPU Arc Pro A30M.

Esse chip gráfico também vem com algumas similaridades com as placas de vídeo para desktops, detalhadas acima. Ela também possui oito núcleos para Ray Tracing, desempenho de até 3,5 teraflops e suporte a quatro monitores 4K ou dois monitores 8K.

Em contrapartida, ela conta com apenas 4 GB de memória GDDR6 e um TDP que varia entre 35 e 50 W. Portanto, é um desempenho menor, haja vista que os notebooks precisam otimizar ao máximo a autonomia da bateria.

Para quem as novas placas foram projetadas?

Workstation
Novas placas de vídeo são destinadas para workstations

Como informado no início da matéria, as três novas placas de vídeo Intel Arc Pro foram desenvolvidas para uso profissional. Estou falando de tarefas como edição de vídeos, renderização de imagens em 3D, edição de imagens e por aí vai. Elas foram otimizadas para isso.

Tanto é que todas as placas anunciadas pela Intel hoje contam com aceleração por hardware para o codec AV1. Além disso, quem utiliza os softwares Blender, DaVinci Resolve Studio, Handbrake e Adobe Premiere Pro vai se beneficiar bastante de qualquer uma destas três placas. Mas nada impede, é claro, que você as use para jogar. E é provável que elas tenham até um desempenho interessante em games.

Os preços, por sua vez, não foram divulgados. A Intel vai enviar as suas novas placas de vídeo Arc Pro diretamente para as fabricantes de workstations. As primeiras unidades equipadas com as Arc Pro A40, Arc Pro A50 e Arc Pro A30M chegam ao mercado até o final do ano.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X