Samsung anuncia primeira memória GDDR6 com taxa de transferência de 24 Gb/s

Samsung anuncia primeira memória GDDR6 com taxa de transferência de 24 Gb/s

Nesta quinta-feira (14) a gigante sul-coreana Samsung anunciou um novo módulo de memória GDDR6. Ele é capaz de transferir dados a uma taxa de 24 Gb/s (gigabits por segundo)! Com isso, poderemos ter placas de vídeo melhores no futuro.

De acordo com a própria Samsung, o novo módulo de memória GDDR6 é 30% mais rápido que os módulos atuais. Caso você não saiba, a geração atual de memórias GDDR6 atingem um pico de 18 Gb/s. O que não deixa de ser impressionante. Entretanto, os novos módulos serão usados na próxima geração de placas de vídeo.

Leia também
Quais são os riscos de comprar uma placa de vídeo que foi usada para mineração?
Qual a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada?

Novos módulos GDDR6 terão aplicações diversas

Samsung GDDR6

A Samsung também garantiu que os novos módulos de memória foram desenvolvidos seguindo todas as especificações e diretrizes da JEDEC (Joint Electron Device Engineering Council). Trata-se da organização que define os padrões para a indústria de microeletrônica.

É por isso que os novos módulos GDDR6 da Samsung serão compatíveis com GPUs de várias categorias. Mas, para mim, é meio óbvio que eles serão usados apenas em modelos de placas de vídeo topo de linha e/ou de alto desempenho.

Porém, a ideia da sul-coreana não é alavancar apenas o mercado de jogos. Daniel Lee, executivo do departamento de memórias da empresa, disse que a Samsung mira também em outros segmentos:

A explosão de dados que agora está sendo favorecida pela inteligência artificial e pelo metaverso está aumentando a demanda por mais recursos gráficos capazes de processar grandes volumes de dados simultaneamente, com velocidades extremamente altas.

Nestes cenários, os hardwares equipados com os novos módulos de memória GDDR6 da Samsung poderão ser muito bem aplicados.

Taxa de transferência pode chegar a 1,1 TB/s

Samsung GDDR6

E agora chega a parte mais impressionante do anúncio da Samsung. Os novos módulos de memória podem atingir velocidades ainda maiores:

Quando integrada a uma placa de vídeo premium, a [nova]memória GDDR6 pode transferir até 1,1 terabyte (TB) de dados, ou cerca de 275 filmes em full HD, em apenas um segundo.

Observe que a Samsung teve o cuidado de dizer que tal velocidade só é alcançada com uma placa de vídeo premium. Portanto, outros fatores também importam. Um deles é o barramento de memória da placa de vídeo. Se for muito lento é óbvio que os módulos de memória GDDR6 não atingirão sua velocidade máxima.

Mas outros fatores também influenciam no desempenho dos novos módulos GDDR6. A Samsung também disse que empregou um “design de circuito inovador” e utilizou o material HKMG (High-K Metal Gate). Este material é um excelente isolante elétrico. Ele impede que haja vazão de corrente dos circuitos. E é justamente por isso que os módulos conseguem atingir velocidades de transferência tão altas.

Infelizmente, a gigante sul-coreana não revelou mais detalhes sobre os novos módulos, como por exemplo, a latência dos chips.

Notebooks também serão beneficiados

A Samsung pretende incluir também os notebooks. Porém, para atingir velocidades de transferência na casa dos 24 Gb/s, é preciso uma quantidade muito grande de energia. O que acaba tornando inviável a aplicação da tecnologia em notebooks.

Para contornar este problema, a Samsung lançará também módulos GDDR6 com taxas de transferência de 16 Gb/s e 20 Gb/s. Ou seja, os notebooks ganharão em velocidade mas não vão gastar tanta energia.

A Samsung já entregou os novos módulos de memória GDDR6 para as empresas parceiras realizarem os primeiros testes. Mas ainda não há uma data específica para a chegada da tecnologia no mercado. Tudo vai depender da próxima geração de placas de vídeo.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X