Elon Musk perde primeira batalha contra Twitter e julgamento é antecipado

Elon Musk perde primeira batalha contra Twitter e julgamento é antecipado

E o primeiro “round” da batalha entre Elon Musk e Twitter já se desenrolou nesta terça-feira (19). A juíza da Corte de Delaware, Kathaleen McCormick, optou por acelerar o processo e antecipar a data do julgamento. Elon Musk e seus advogados querem adiar o máximo possível o julgamento do processo. Mas acabou que a juíza decidiu não acatar o desejo do bilionário.

Com este processo judicial, o Twitter espera obrigar o bilionário a concluir a compra da rede social por US$ 44 bilhões, como foi combinado em abril. Como o CEO da Tesla e SpaceX desistiu da compra no começo desse mês, a rede social decidiu abrir um processo contra o bilionário. E a primeira batalha foi vencida pelo Twitter.

Leia também
Elon Musk: as seis maiores polêmicas envolvendo o homem mais rico do mundo
Starlink: tudo o que você precisa saber sobre a internet via satélite de Elon Musk

Julgamento ocorrerá ainda em 2022

Juíza Kathaleen McCormick (centro) antecipou data do julgamento

A ideia de Elon Musk era adiar o julgamento até fevereiro de 2023. Além disso, ele queria contar com 10 dias de julgamento. Em contrapartida, o Twitter tinha interesse que o julgamento fosse realizado já em setembro e com apenas quatro audiências. A juíza da Corte de Delaware não acatou nenhuma das partes. Ela optou por marcar a data de julgamento para outubro e definiu cinco dias de audiência.

Como a data estabelecida pela juíza é mais próxima da data desejada pelo Twitter, podemos concluir que a rede social saiu em vantagem neste primeiro embate. Os advogados da rede social de microblogs argumentam que cada dia que se passa é pior para a imagem do Twitter, que perde credibilidade. E a juíza concorda com esta afirmação:

Os advogados do Senhor Musk subestimaram a habilidade desta Corte em processar rapidamente. Essa transação complicada está criando uma nuvem de incertezas.

Argumentos válidos de ambos os lados

Twitter-Elon-Musk

Na prática, o argumento dos advogados do Twitter se mostrou verdadeiro. Quando Elon Musk postou um tweet dizendo que as negociações estavam “em espera”, as ações da rede social caíram 22%. Já nesta terça-feira (19), com a decisão favorável ao Twitter, as ações na bolsa subiram 5,4%. Ou seja, não é preciso ser nenhum gênio para saber que o valor de mercado da empresa está vinculado a esse imbróglio com o bilionário sul-africano.

Andrew Rossman, um dos advogados de Musk, disse que “a data importante é quando os compromissos de financiamento para a compra expirarem, perto do final de abril do próximo ano”. Portanto, não há motivo nenhum para se ter pressa.

Além disso, os advogados do magnata alegam que precisam de mais tempo para analisar e investigar todos os dados internos fornecidos pelo Twitter. Afinal de contas, a origem do problema é justamente a não confirmação de que apenas 5% da base de usuários ativos monetizáveis são bots. Elon Musk acredita que a quantidade de contas falsas é maior.

Outro argumento usado pela defesa de Elon Musk é que ele não tem nenhum interesse em derrubar o valor das ações da empresa. Afinal de contas, ele é o segundo maior acionista da rede social. No entanto, o empresário continua a encarar a situação com desdém e ironia.

Fonte: Bloomberg

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X