Jovens não têm interesse no metaverso, revela pesquisa

Jovens não têm interesse no metaverso, revela pesquisa

Uma notícia ruim para o Meta, além da queda no uso do Facebook e do Instagram entre os usuários mais jovens, é o fato de que a geração Z não se interessa pelo metaverso, segundo uma pesquisa recente.

A pesquisa feita pelo banco de investimento Piper Sandler aponta que a maioria dos adolescente e jovens estão céticos com a ideia do metaverso. Embora esse seja o público majoritário de jogos como Minecraft, Fornite e Roblox, a ideia do mundo virtual ainda não conquistou os jovens.

Fortnite, por exemplo, já iniciou sua entrada no metaverso apresentando shows musicais de grandes artistas, atraindo milhares de espectadores. Aliás, a Epic Games, dona de Fortnite, revelou, recentemente, o desenvolvimento de um metaverso focado para adolescentes e crianças em parceria com o Lego.

Você também deve ler!

No entanto, metade dos 7.100 jovens e adolescentes participantes da pesquisa bienal sobre a geração Z do Piper Sandler afirmaram não ter certeza, ou não ter alguma intenção, em comprar um dispositivo para acessar o metaverso.

Ou seja, a pesquisa aponta que 50% dos entrevistados não pretendem comprar um headset VR.

Além disso, apenas 9% dos jovens da pesquisa afirmaram ter interesse em comprar um dispositivo para acessar o metaverso, enquanto 26% declararam já possuir um headset.

Apenas 5% dos 26% que possuem um headset já entraram diariamente no metaverso, enquanto 82% acessaram poucas vezes mensalmente.

Metaverso terá dificuldade em atrair jovens e adolescentes, aponta outra pesquisa

Em dezembro do ano passado, o Meta lançou o Horizon Worlds. O ambiente virtual que foi amplamente divulgado por Mark Zuckerberg após mudar o nome do Facebook para Meta.

pesquisa jovens metaverso

Leia mais: O metaverso custou ao Facebook US$ 10 bilhões em 2021

Contudo, o Horizon Worlds poderá encontrar um caminho difícil para atrair jovens para o seu metaverso, que permite apenas participantes maiores de 18 anos.

De acordo com a empresa de análise de mercado Morning Consult, pouco menos de 50% dos adolescentes e jovens adultos têm interesse no metaverso Horizon Worlds.

pesquisa jovens metaverso
Interesse no metaverso entre jovens a adultos. Créditos: Morning Consult

 

A pesquisa apresenta como os jovens e adolescentes são cruciais para o metaverso. 68% desse público se identifica como gamers, o que o torna essencial para o mercado dos mundos virtuais.

Entretanto, a comunidade gamer não abraçou o metaverso, observando com suspeição, assim como os NFTs, a tecnologia dita como o futuro da web.

Em contrapartida, por falar em futuro da Web, os adolescentes e jovens continuam marcando presença na Web 2.0, sobretudo no TikTok.

A plataforma chinesa foi, pela primeira vez, considerada a favorita entre jovens e adolescentes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X