Sony reduz projeção de vendas do PlayStation 5 mais uma vez

Sony reduz projeção de vendas do PlayStation 5 mais uma vez

A coisa realmente está feia para Sony em relação à produção do PlayStation 5, pois a empresa japonesa reduziu novamente a projeção de vendas do console.

Em novembro do ano passado, a Sony havia reduzido o número de 16 milhões de unidades para 14,8 milhões no período que vai até março deste ano.

Leia mais: Sony reduz produção do PlayStation 5 devido à escassez de componentes

Mas, conforme o relatório de rendimentos financeiros da empresa, publicado ontem (2), a Sony diminuiu ainda mais a projeção de vendas do PlayStation 5. O número caiu para 11,5 milhões de unidades no ano fiscal que termina em 31 de março. 

De acordo com o Diretor Financeiro da Sony, Hiroki Totoki, a demanda continua alta e estável, sem sofrer impactos diretos pela pandemia. No entanto, a produção de chips sofreu tais impactos, causando problemas nas empresas fornecedoras de componentes para a fabricação do console.

O PS4 vendeu bem mais que o PS5 devido aos problemas de fabricação do console mais recente da Sony.

Desse modo, o lucro da Sony em jogos caiu 6% e a empresa espera uma queda nas vendas do PlayStation 5 devido à escassez de semicondutores. Mesmo assim, a Sony, gradualmente, está aumentando o estoque do console, mas afirma enxergar a falta do PlayStation 5 neste semestre.

Projeção de vendas do PlayStation 5 foi reduzida pelo mesmo motivo anterior

Obviamente, a Sony não é a única empresa a sofrer com os impactos da escassez de chips. A Nintendo, no ano passado, reduziu a projeção de produção do Switch em 20%. Contudo, a empresa anunciou hoje (3) que o console alcançou a marca de 100 milhões de unidades vendidas.

Leia mais: Nintendo Switch ultrapassa a marca de 100 milhões de vendas

chips

Assim como as rivais japonesas, A Microsoft também afirmou que haverá escassez do Xbox Series X/S em 2022, mas o chefe da divisão de games da empresa, Phil Spencer, declarou que o problema não envolve apenas a crise dos chips.

Segundo ele, não é apenas um problema com o chip e sim a união de vários fatores.

“Quando penso sobre o que significa obter as peças necessárias para construir um console hoje e, em seguida, levá-lo aos mercados onde há demanda, há vários tipos de pontos de aperto nesse processo. E eu acho que, infelizmente, a crise, certamente, continuará no próximo ano”, afirmou Spencer, em novembro do ano passado.

A solução para lidar com o problema é diversificar os negócios

No entanto, a Sony, para impulsionar sua divisão de jogos e aumentar as vendas do PlayStation 5, adquiriu o estúdio Bungie por US$ 3,6 bilhões. A aquisição, além disso, pode ser vista como uma resposta da compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Totoki afirmou que um terço do valor da compra da Bungie é para manter os funcionários da empresa. Afinal, segundo ele, a Sony tem muito a aprender com a Bungie em termos de jogos como serviços e no desenvolvimento de jogos para várias plataformas.

Sony vendas PlayStation 5
Em 2021, as vendas de consoles representam 24% do lucro da divisão de games da Sony. Por outro lado, os jogos digitais e serviços de assinatura são responsáveis por 66%.

Portanto, a Sony, para reduzir o impacto financeiro na baixa projeção de vendas do PlayStation 5, aposta em diversificar sua divisão de games para obter lucros em outras áreas.

Outra solução foi aumentar a produção do PS4 que continuará até o final deste ano.

Você também deve ler!

Sony aumenta produção do PlayStation 4 para lidar com a escassez PlayStation 5

Sony compra Bungie, desenvolvedora de Destiny, por US$ 3,6 bi

Spartacus: PlayStation está criando serviço para rivalizar com Xbox Game Pass

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X