Sony aumenta produção do PlayStation 4 para lidar com a escassez PlayStation 5

Sony aumenta produção do PlayStation 4 para lidar com a escassez PlayStation 5

A crise dos chips, responsável pela escassez do PlayStation 5 na maioria das lojas, fez com que a Sony decidisse continuar a produzir o PlayStation 4, console da geração anterior, até o final deste ano.

Desde o lançamento do novo console, em novembro de 2020, a Sony enfrenta problemas com o estoque do PlayStation 5. Por outro lado, o PlayStation 4 vendeu mais de 116 milhões de unidades e continua sendo popular entre os gamers.

Sony PlayStation 4

Vale ressaltar que, além da crise dos chips, a Sony enfrenta problemas na cadeia de abastecimento do PlayStation 5 devido aos problemas relacionados à pandemia que afetam fornecedores de outros países.

Desse modo, segundo uma matéria do Bloomberg, publicada hoje (12), a Sony informou às empresas parceiras responsáveis pela montagem dos seus consoles que iria continuar a fabricar o PlayStation 4 até o final deste ano.

Embora a Sony não tenha anunciado oficialmente a data final de produção do PlayStation 4, os planos da empresa eram de descontinuar a montagem do console ao final de 2021.

O jornal americano obteve as informações através de fontes próximas do assunto, que pediram para não ser divulgadas, pois os planos da Sony são assuntos internos da companhia.

No entanto, conforme afirmam essas fontes, a estratégia atual da Sony é produzir cerca de um milhão de unidades do PlayStation 4 para aliviar a pressão que a empresa sofre atualmente acerca da produção do PlayStation 5.

Segundo as fontes, esse numero de produção do PS4 pode aumentar, ou diminuir, de acordo com a demanda pelo console.

Por quê a Sony irá produzir mais PlayStation 4 em vez de focar no PlayStation 5?

Como sabemos, a demanda pelo PlayStation 5 é gigante, mas, ao contrário do novo console, o PlayStation 4 utiliza componentes menos avançados, que são, portanto, mais fáceis de fabricar.

O PlayStation 4, a proposito, ainda é uma grande fonte de renda da divisão de games da Sony. Boa parte dessa renda vem de programas de assinaturas e vendas digitais de jogos.

Outro fator, segundo as fontes, a intenção da empresa japonesa é oferecer uma opção mais barata em relação ao PS5.

Além disso, o aumento nos pedidos de produção do PlayStation 4 — mais barato de fabricar — daria a Sony “uma vantagem ao negociar melhores acordos com fabricantes parceiras”.

Recentemente, um porta-voz da Sony confirmou que a produção do PlayStation 4 iria continuar durante este ano. Ele afirmando que a empresa ainda não definiu uma data para deixar de produzir o console.

O chefe da divisão do PlayStation na Sony, Jim Ryan, tinha outra pretensão: fazer uma rápida transição do PlayStation 4 para o PS5.

Jim Ryan anunciando o PSVR 2 na CES 2022.

Entretanto, como sabemos, a pandemia do coronavírus atrasou o desenvolvimento de jogos em toda a indústria.  Ao mesmo tempo, a pandemia desencadeou uma grande demanda por todo tipo de hardware.

Desse modo, houve uma escassez dos componentes mais básicos que resultou nos problemas de estoque tanto para a Sony quanto para a Microsoft. No caso da Sony, além da falta do PlayStation 5 no mercado, também há a escassez de uma biblioteca de jogos exclusivos do console.

Leia mais: Sony reduz produção do PlayStation 5 devido à escassez de componentes

Divisão de games é a mais rentável da Sony, mas a empresa considera diversificar seus negócios

Certamente, Ryan não esperava por tantos desafios ao lançar o PlayStation 5. Apesar do fato de que a crise dos chips já estava em curso, a Sony não contava com os problemas na cadeia de abastecimento.

Segundo as fontes próximas do assunto, os problemas enfrentados pela Sony na cadeia de abastecimento envolvem o fornecimento de chips consideravelmente baratos. Por exemplo, chips com funções para áudio, energia e comunicação sem fio.

Essa fonte afirma que alguns fabricantes de console, mesmo oferecendo preços maiores por tais componentes, não tiveram êxito. Infelizmente, as fabricantes já possuíam contratos de vendas anteriores.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Até mesmo os consoles já fabricados, aliás, enfrentam problemas devido ao aumento nos custos de transporte e logística.

Assim, estender o tempo de vida do PlayStation 4 é visto pela Sony como uma forma de “preencher o vácuo” da ausência do PlayStation 5 nas lojas e, sobretudo, manter os gamers no seu ecossistema.

A divisão de games da Sony é a maior fonte de receita da empresa. Porém, após vivenciar esse problema por todo ano de 2021, a Sony decidiu diversificar os seus negócios.

Os controles do novo headset VR da Sony terão os mesmos recursos do DualSense, joystick do PlayStation 5.

 

Durante a CES 2022 a empresa japonesa anunciou sua nova divisão para fabricação de carros elétricos e um novo headset VR, o PSVR 2. Esse dispositivo pode ser útil para quando a febre do metaverso se consolidar em todo o mundo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X