Baidu inicia serviço de táxi autônomo

Baidu inicia serviço de táxi autônomo

A empresa de tecnologia chinesa Baidu lançou seu serviço de táxi autônomo no centro de Shenzhen, marcando a primeira implantação de veículos autônomos da empresa em uma área densamente povoada da China. Por enquanto, motoristas humanos ainda estão sentados ao volante como medida de segurança. Mas isso pode mudar no futuro à medida que a tecnologia avança.

O serviço de táxi autônomo (ou robotaxi) Apollo Go, da Baidu, deve agora ser visto regularmente nos maiores centros populacionais da China. O site Gizmodo e o jornal estatal China Daily relatam que a empresa de tecnologia introduziu o Apollo Go no distrito de Nanshan, em Shenzhen.

Leia também
Baidu revela Robocar, seu conceito de carro autônomo
Apple Car: Tim Cook revela informações sobre desenvolvimento do carro autônomo da empresa

A companhia está disponibilizando táxis autônomos em todas as cidades chinesas de ‘primeiro nível’ após lançamentos em seis cidades que incluem Pequim, Guangzhou e Xangai. Pequim permitiu que os primeiros táxis autônomos chegassem às estradas em novembro, designando uma “área piloto”, onde os veículos poderiam ser testados por empresas que obtivessem aprovação regulatória.

Baidu car

O lançamento abrange uma das regiões mais densamente povoadas do sul da China. A população total de Shenzhen chega a 13 milhões de habitantes. A Baidu passa a oferecer, então, passeios autônomos no solo de grandes nomes ​​da indústria de tecnologia local, como Huawei e Tencent.

Wei Dong, vice-presidente e diretor de operações de segurança do Baidu Intelligent Driving Business Group, disse: “A direção inteligente iniciou o processo de comercialização e esse processo permitirá que a indústria entenda melhor a praticidade da direção inteligente, atraindo mais capital, tecnologia e investimentos para expandir a condução autônoma em escala e para mais cenários.

O serviço inicial de robotaxi está disponível através do aplicativo Apollo Go em 50 estações entre 9h e 17h. O foco inicial está nas vias de transporte de “alta frequência”, ou seja, aquelas com o maior fluxo de veículos. Isso inclui o Shenzhen Talent Park e área circundante. A Baidu planeja expandir a cobertura para mais de 300 estações até o final de 2022.

O serviço Apollo Go está longe de ser onipresente nesta fase inicial. A Baidu espera atender 65 cidades até 2025 e não chegará a 100 cidades até 2030. Também enfrenta crescente concorrência de rivais como a AutoX, que também oferece passeios autônomos ao público.

Mesmo assim, isso representa uma das maiores implantações de robotaxi do mundo! O serviço One, da Waymo, está disponível apenas em partes da área metropolitana de Phoenix, enquanto o Cruise, da GM, recentemente começou a oferecer passeios públicos limitados em San Francisco. A Baidu está à frente da concorrência e é apenas uma questão de saber se a empresa pode ou não sustentar essa vantagem.

As pessoas esperam carros autônomos há algum tempo, com promessas de empresas americanas que remontam à década de 1950. Mas parece que os americanos não estão realmente liderando o grupo quando se trata de cumprir essa promessa. Especialmente quando você olha para os riscos ridículos e erros estúpidos que os chamados recursos de “condução autônoma” da Tesla estão apresentando no momento. Confira o vídeo abaixo:

https://twitter.com/omedyentral/status/1491146820097298433

Fontes: Gizmodo e China Daily

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X