Bing ultrapassa Baidu e se torna o maior buscador na China

Bing ultrapassa Baidu e se torna o maior buscador na China

A gente está tão acostumado a consumir conteúdo e tecnologias de países ocidentais que esquecemos que em outros mercados os cenários podem ser diametralmente diferentes. Por exemplo, no Brasil e nos Estados Unidos o Google é praticamente sinônimo de buscas na internet. Mas na China ele tem uma relevância bem baixa.

Sabe quem tem bastante relevância no mercado chinês quando se trata de buscas na internet? O Bing, da Microsoft. Tanto é que nesta semana o motor de busca da Microsoft ultrapassou o Baidu e se tornou o maior buscador em desktops na China.

Leia também
Microsoft amplia limite de sessões do Bing Chat para 200 interações diárias
DuckDuckGo integra inteligência artificial, mas promete usá-la de forma diferente do Google e Bing

Bing é o mais usado na China

De acordo com dados coletados pela StatCounter em abril deste ano, o Bing agora detém 37,4% de participação no mercado de buscas em desktops na China. A participação do Baidu, por sua vez, caiu para cerca de 27,01%. Ou seja, a Microsoft não só conseguiu a liderança mas abriu uma margem de 10%.

Outros motores de busca que compõem o ranking são os seguintes:

  • Sogou com 16,36%;
  • Yandex com 7,45%;
  • Haosou com 6,25%;
  • Google com 5,2%.

Esses números mostram uma concorrência saudável no mercado de motores de busca na China. É uma situação bastante diferente de outros países, como o Brasil, que é extremamente dependente do Google e não possui buscadores próprios de grande relevância.

Motivos para o sucesso do Bing

O sucesso do Bing na China pode ser atribuído a vários fatores. Um deles é a integração profunda do Bing em vários serviços e produtos da Microsoft, como Windows, Office e Xbox.

Além disso, a Microsoft tem promovido o Bing para empresas que compram seus produtos no mercado corporativo. E isso tem ajudado o motor de busca a crescer rapidamente na China.

Outro fator que pode ter contribuído para o crescimento do Bing é a recente integração com o ChatGPT-4, que tem atraído o público pela curiosidade de testar a ferramenta. Recentemente, a Microsoft liberou o Bing Chat para todos os usuários, além de revelar uma ferramenta para criação de imagens a partir de prompts de texto.

Apesar do sucesso do Bing, é importante lembrar que o mercado de motores de busca na China é altamente dinâmico e sujeito a mudanças rápidas. Embora o Bing tenha ultrapassado o Baidu por enquanto, a situação pode mudar à medida que os concorrentes adicionam novas funções ou à medida que as preferências dos usuários mudam.

Outras opções de motores de busca no Brasil

DuckDuck Go

Aqui no Brasil o Google é dominante. E parece que vai permanecer assim por muito tempo. Mas além do Google e do Bing, há uma série de outras opções à disposição dos usuários. Vejamos algumas delas:

  • DuckDuckGo: Este é um motor de busca que se concentra na privacidade do usuário. Ele não rastreia as pesquisas dos usuários ou armazena suas informações pessoais.
  • Yahoo! Search: Embora não seja tão popular quanto costumava ser, o Yahoo! Search ainda é usado por algumas pessoas. Ele é alimentado pelo Bing.
  • Yandex: Este é o maior motor de busca da Rússia e também está disponível em vários outros países, incluindo o Brasil.
  • Ecosia: Este é um motor de busca ecológico que usa os lucros de suas pesquisas para plantar árvores ao redor do mundo.
  • Startpage: Este motor de busca se concentra na privacidade e oferece resultados de pesquisa do Google, mas sem o rastreamento.
  • Qwant: Este é um motor de busca baseado na França que se concentra na privacidade e na neutralidade dos resultados da pesquisa.
  • Brave Search: Este é um novo motor de busca do Brave, um navegador focado na privacidade. Ele promete não rastrear os usuários ou seus dados de pesquisa.

Fonte: StatCounter e Gizmochina

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X