Uber libera corrida com carros autônomos em Las Vegas, os robotáxis

Uber libera corrida com carros autônomos em Las Vegas, os robotáxis

Que tal pegar um Uber sem motorista? Essa situação já é uma realidade em Las Vegas, com a chegada dos robotáxis ao serviço na cidade norte americana. A novidade é possível graças a uma parceria entre a Uber e a Motional, uma desenvolvedora de tecnologia de direção autônoma.

O acordo foi feito há dois meses e agora começa a ser colocado em prática em Las Vegas, que faz com que o serviço de transporte por aplicativo ofereça corridas feitas com carros sem motoristas, autônomos, também chamados de robotáxis.

Leia também:

Agora é possível pedir um Uber direto do WhatsApp
Uber Rewards é encerrado no Brasil. Confira como fica o uso do VIP no app.

Primeiro passo para um futuro próximo

A Motional oferece para isso alguns dos seus veículos autônomos, e a vantagem é que eles são carros elétricos e que não emitem gases nocivos. Inicialmente o modelo escolhido para começar o novo tipo de serviço foi o Hyundai Ioniq 5. Embora originalmente ele não seja um veículo autônomo, a Motional o modificou para que se tornasse um e assim ser o primeiro usado nesse novo serviço de robotáxis em parceria com a Uber por lá.

E eles estão bem animados com a ideia. Akshay Jaising, que é vice-presidente de negócios da Motional revelou que estão confiantes de que a chegada dos robotáxis em Las Vegas é só o primeiro passo para um futuro próximo onde isso se tornará mais comum e uma referência.

“Essa é uma prova da nossa tecnologia e do poder da nossa parceria com a Uber para conseguirmos ir do conceito ao consumidor em tão pouco tempo. Las Vegas é a primeira de muitas cidades em que os veículos autônomos da Motional se tornarão uma opção de transporte diário para os clientes da Uber que procuram uma viagem segura e conveniente”.

Como encontrar robotáxis Uber em Las Vegas?

Por enquanto apenas o modelo de carro Hyundai Ioniq 5 modificado para ser autônomo está sendo usado como robotáxi no serviço em Las Vegas. Ele tem um sistema de bateria de 77,4 kWh, as suas maçanetas são embutidas e ainda tem tomadas a bordo de 120V para que os passageiros possam usar a vontade.

robotáxis

Os passageiros podem escolher esse tipo de serviço tanto escolhendo o Uber X quanto o Uber Comfort Electric no aplicativo da empresa. Então caso ela faça um pedido de corrida e um carro autônomo estiver disponível, ele vai aparecer como opção para completar a viagem. O usuário será avisado e poderá aceitar ou recusar a oferta antes que ela seja confirmada.

Uber não é o único com viagens autônomas na cidade

Mas para quem acha que essa será a “invasão” de robotáxis em Las Vegas, vale lembrar que não é bem assim. Essa parceria entre a Uber e a Motional não é a única trazendo esse tipo de serviço autônomo por lá. Existe também um modelo de robotáxi autônomo que também é elétrico e que vai rodar na cidade graças a parceria entre a Geely e a Waymo, que é uma empresa de carros autônomos pertencente à Alphabet, a empresa-mãe do Google.

Embora ele ainda não esteja rodando, o projeto que foi anunciado em novembro já está prestes a entrar em vigor. Nesse caso o modelo escolhido de carro foi o Zeekr M-Vision, que conseguem percorrer até 1.000 quilômetros por dia sem precisar de recarga. O carro também terá a opção de interromper a corrida a qualquer momento apenas apertando um botão no próprio veículo.

Quando esse botão é apertado, o carro autônomo receberá a informação de que o passageiro quer descer e então procurara o local seguro para estacionar mais perto.

Já a parceria entre a Uber e a Motional é não exclusiva, durará pelo menos 10 anos, e esse é o segundo lançamento dessa parceria. Eles começaram em Los Angeles, usando carros autônomos para fazer entregas para clientes do Uber Eats em Los Angeles. A Motional também já vinha operando um serviço público de robotáxi em Las Vegas durante 5 anos, então a novidade já é bem consolidada por eles.

Fonte: Motional

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X