Samsung anuncia oficialmente o Exynos 2200

Samsung anuncia oficialmente o Exynos 2200

A Samsung, que tinha prometido anunciar seu novo chipset junto com a família Galaxy S22, pegou todos de surpresa ao anunciar o Exynos 2200 nesta terça-feira (18). O processador chega como a mais nova e poderosa opção para dispositivos móveis e foi criado em parceria com a AMD.

Ele conta com 2 novos núcleos ARMv9, que também estão presentes nos rivais Snapdragon 8 Gen 1 e Dimensity 9000. Além disso traz novidades como Ray Tracing graças a GPU Xclipse 920 baseada na microarquitetura RDNA 2 e novas opções de conectividade.

Leia também:

Samsung libera Android 12 para todos os smartphones da linha Galaxy S20
CES 2022: Samsung mostra novas telas dobráveis e roláveis

O poder dos consoles agora nos smartphones também

Exynos 2200

Um dos destaques do Exynos 2200 é que sua nova GPU utiliza a arquitetura RDNA 2, que é a mesma presente em consoles de última geração como PlayStation 5 Xbox Series X/S. Com isso, ela oferece recursos como o efeito de ray tracing, garantindo assim gráficos ainda mais realistas e imersivos nos jogos.

Outro destaque é que a GPU também reproduz efeitos de Variable Rate Shading (VRS), que é capaz de preencher os pixels de forma automática e tem como resultado final um aumento na taxa de quadros por segundos.

Essa taxa de quadros também é aumentada graças ao Advanced Multi-IP Governor (AMIGO), um recurso que consegue analisar as informações da GPU e da CPU para definir qual deles vai ter mais ou menos energia para as tarefas. No caso dos games, essa prioridade aumenta a taxa de FPS.

A unidade de processamento neural (NPU) também foi melhorada em relação ao chip anterior, utilizando recursos de inteligência artificial para melhorar o desempenho dos smartphones em diversas funções, seja nas ligações ou nos games.

Conhecendo mais o Exynos 2200

Exynos 2200

O Exynos 2200 chega com fabricação em litografia de ultravioleta extrema (EUV) de 4 nanômetros. Ele é equipado com CPU de 8 núcleos em uma configuração de 1 + 3 + 4. Dessa forma é 1 Cortex-X2 para máximo desempenho, 3 Cortex-A710 para alto desempenho e 4 Cortex-A510 para eficiência energética e baixo consumo.

O processador garante conectividade com modem que utiliza 2 sinais ao mesmo tempo, sendo um 4G LTE e o outro 5G, garantindo aumento da velocidade. Ele também chega preparado para conjuntos potentes para fotografia, tendo suporte para gravações em até 8 K com padrão HDR 10+ e para sensores de até 200 MP.

Disponibilidade

O lançamento do novo Exynos 2200 foi apenas para mostrar os pontos de destaque do processador, mas é muito provável que saberemos mais detalhes durante a apresentação da nova família Galaxy S22, que acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2022.

Por enquanto, a Samsung apenas afirmou que os chips estão “atualmente em fase de produção em massa”, mas com certeza fará parte dos novos aparelhos em algumas regiões.

Fonte: samsung

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X