Conectado mesmo após a morte: já existe lápide com TV e QR Code

Conectado mesmo após a morte: já existe lápide com TV e QR Code

É isso mesmo que você leu no título. Esta sendo testado na Rússia o conceito de uma lápide digital, integrada com TV e até QR Code, de modo a exibir informações sobre o falecido. Já que estamos rodeados por telas a todo o momento, por que não introduzir uma também no leito da eternidade? Essa ideia partiu do engenheiro Marsel Mukhametshin. 

Novosibirsk explica que, em 2012, o crematório patentou a ideia de uma lápide digital. “Essa ideia surgiu porque a mãe do meu pai, minha avó, morreu quando meu pai tinha 10 anos. Ele tem poucas memórias sobre ela. A sensação de apagar a minha memória levou-me a esta ideia.”, afirma. Marsel Mukhametshin.

Quando seu pai morreu, em 2018, o engenheiro ergueu um monumento digital para ele, com uma tela LCD que exibe imagens do falecido. Novosibirsk levou essa ideia para uma exposição em Yekaterinburg – onde os representantes do crematório Novosibirsk estavam. “Eles demostraram interesse na ideia”, diz o engenheiro.

Marsel Mukhametshin

O custo para a construção dessa sepultura digital varia de 600 mil a 2 milhões de rublos (de R$ 45 mil a R$ 153 mil, em conversão direta), dependendo dos materiais utilizados.

O conceito está se popularizando também em outras regiões. Na Eslovênia, a empresa de tecnologia Bioenergija tem divulgado uma lápide com uma tela interativa de 48 polegadas. “Esta lápide torna possível colocar qualquer coisa ao lado do nome e sobrenome do falecido, você pode escrever um romance inteiro se quiser. “, disse Saso Radovanovic, chefe da Bioenergija, à Reuters.

A Bioenergija já está pensando no próximo passo. Em parceria com um professor da Universidade de Maribor, a companhia esta desenvolvendo um aplicativo que aumentará a interatividade da lápide. Por meio deste app, os visitantes poderão ouvir música e assistir vídeos exibidos na lapide, de uma maneira mais privativa, com seus fones de ouvido.

O Brasil também já entrou na onda das lapides com QR Code

Outro projeto que também está rolando na Rússia, e até mesmo no Brasil, são as lápides com QR Code. Os parentes do falecido irão colar um código QR na lápide, e a leitura desse código levará a um site que armazena informações sobre o ente querido que descansa em paz (e conectado!).

QR Code numa das lápides do cemitário São José

No Brasil, o primeiro caso que ganhou repercussão apareceu em Blumenau, Santa Catarina, mais precisamente no Vale do Itajaí, no Cemitério São José. Graças ao QR Code, é possível linkar para uma mensagem em áudio ou vídeo para os parentes e amigos dos falecidos enterrados no cemitério, ou até mesmo para uma página que tem a história do morto.

“Buscamos resgatar a tradição das famílias. O cemitério é uma colcha de retalhos de famílias que construíram a cidade”, disse o diretor do Cemitério São José, Guilherme Otto Schneider.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X