Japão fará testes de rede 5G open RAN em área extensa em 2022

Japão fará testes de rede 5G open RAN em área extensa em 2022

O governo do Japão irá construir uma extensa área de testes para rede 5G open RAN em 2022 na região metropolitana de Tóquio.

Open RAN é a sigla para Open Radio Access Networks (Redes abertas de Acesso por Rádio) termo usado pela indústria para mudar a essência do mercado de Redes de Acesso por Rádio, controlado por algumas grandes fabricantes.

Além disso, há a aliança Open RAN, um grupo de empresas de telecomunicações formado para promover políticas e diretrizes visando o avanço e a adoção de soluções abertas e interoperáveis na Rede de Acesso por Rádio.

De acordo com a aliança, a missão é criar inovação, fomentar a concorrência e expandir a cadeia de abastecimento para tecnologias de rede sem fio, incluindo a 5G.

Algumas das empresas que fazem parte da Aliança Open RAN. Créditos: Open RAN Policy Coalition

Geralmente, os equipamentos para uma estação base de rede são fornecidos por uma única fabricante. Atualmente, essa indústria é liderada por poucas empresas, como a Huawei, a Nokia e Ericsson, que controlam a maior parte do mercado global.

Leia mais: Ericsson irá aumentar a produção de equipamentos para o 5G no Brasil

Portanto, a iniciativa do governo do Japão, de acordo com o jornal Nikkei Asia, é uma forma de fortalecer a segurança econômica do país contra a presença crescente de fabricantes chinesas de equipamentos de telecomunicação.

A ação será liderada pelo Ministro de Administração Interna e Comunicações, em parceria com as principais empresas japonesas de telecomunicações, como a Rakuten.

Até então, havia pouca presença no mercado para empresas japonesas, pois as estações base existentes já possuem especificações incorporadas de outras fabricantes.

Desse modo, o governo do Japão acredita que a iniciativa Open RAN de rede 5G diminuirá os custos, bem como aumentará a concorrência das empresas japonesas diante às fabricantes chinesas.

Local onde será instalada as redes 5G Open Ran no Japão

O governo japonês decidiu que a área de testes para as redes 5G Open Ran será no Parque de Pesquisa Yokosuka (YRP), situado na região metropolitana de Tóquio.

O parque foi criado nos anos 1990 e serve como centro pesquisas e testes para muitas empresas japonesas, cujo foco são redes sem fios e comunicações móveis.

Japão Open RAN 5g
O Parque de Pesquisa Yokosuka (YRP). Créditos: Yoshi Canopus

Portanto, o governo japonês permitiu que a Rakuten e a Docomo conduzissem seus testes de 5G Open Ran no YRP. Os testes servirão para ambas as empresas avaliarem a conectividade e segurança das estações bases desenvolvidas por vários fabricantes.

Além disso, para tornar os testes mais práticos, o YRP estará conectado em rede com outros locais em um raio de até 30 km, o que inclui a própria fábrica da Docomo.

De acordo com o governo do Japão, as quatro maiores empresas de telecomunicações do país estarão prontas para lançar suas estações base de rede 5G em abril de 2024.

Como sempre, o temor é a China

A iniciativa do Japão, embora seja algo extremamente positivo para o país, se deu pela crescente preocupação com a segurança da infraestrutura das redes de comunicações.

Novamente, a China é o centro dessa preocupação, pois alguns países estão bastante apreensivos com a possibilidade de vazamento de dados confidenciais. Isso não é de hoje, pois há alguns anos os Estados Unidos impuseram sanções contra a Huawei e travam uma guerra comercial contra a China.

Leia mais: Huawei acusada de pressionar empresa americana a instalar backdoor

Desse modo, o Japão pretende fortalecer sua cooperação com os EUA e os outros países membros do fórum Quad (Diálogo de Segurança Quadrilateral), um fórum estratégico formado pelos Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia.

O Quad foi criado em 2007, mas reativado 10 anos depois, com inúmeras reuniões informais entre ministros dos quatro países como uma forma de conter o crescente poder econômico e militar da China na região Indo-Pacífico.

Em setembro deste ano, o QUAD anunciou uma iniciativa de aplicação de rede 5G, dialogando com o desenvolvimento de Open RAN, sob a coordenação da Aliança Open RAN.

Leia também: Brasil faz primeira videochamada em 5G da América Latina

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X