Brasil faz primeira videochamada em 5G da América Latina

Brasil faz primeira videochamada em 5G da América Latina

O Brasil é o primeiro país da América Latina a realizar uma videochamada em 5G. A ligação foi feita, nesta sexta-feira (9), ao Presidente Jair Bolsonaro, de forma standalone, pelo Ministro das Comunicações, Fábio Faria, que estava na sede da Nokia, em São Paulo.

O evento desta sexta-feira faz parte de uma série de demonstrações de fabricantes da tecnologia 5G ao governo brasileiro. A previsão é que o leilão do 5G no país ocorra até o meio deste ano e que até junho de 2022, a tecnologia esteja funcionando em todas as capitais brasileiras. Antes disso, as operadoras devem disponibilizar a solução híbrida – non-standalone, que compartilha redes já existentes do 3G e do 4G.

Confira a matéria feita pela TV Brasil, que transmitiu ao vivo a primeira videochamada em 5G da América Latina.

O presidente da Ericsson no Brasil afirmou, anteriormente, que a empresa irá aumentar os investimentos para fornecer equipamentos 5G às operadoras brasileiras. A Nokia é uma das principais rivais da empresa sueca nesse setor.

Leia mais: Ericsson irá aumentar a produção de equipamentos para o 5G no Brasil

O edital do leilão foi aprovado pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro e agora passa pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que essa etapa seja concluída até o fim do primeiro semestre.

Presidente Bolsonaro comenta sobre benefícios do 5G no Brasil

De acordo com o Presidente Bolsonaro, o 5G trará reflexos importantes na sociedade, não só para a conectividade entre as pessoas, mas para o desenvolvimento dos setores empresarial e industrial. “Assistimos durante a pandemia agora que o consumo de internet aumentou em mais de 50%”, disse o Presidente da República.

Segundo ele, o 5G vem em boa hora “porque nós do Brasil precisamos cada vez mais integrar as regiões, em especial, ainda existe um deserto na Região Norte e no nosso querido Nordeste”.  Para Bolsonaro, o 5G representará um avanço importantíssimo para o Brasil.

A quinta geração de tecnologia para redes móveis e de banda larga de permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G), por utilizar um espectro de rádio mais abrangente. Isso permite, portanto, que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais.

Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real e da Internet das Coisas (IoT).

Durante a videochamada desta sexta-feira, o Ministro Fábio Faria também mostrou as antenas 5G que foram instaladas no Palácio do Planalto e na sede da Nokia. Essas serão as antenas espalhadas pelo país para, de acordo com ele, levar conectividade a todos os brasileiros.

O ministro contou que, no dia 5 de maio, haverá um “dia digital” no governo, com a demonstração com drones, robôs e aplicativos. “Para que a população tenha noção do que teremos no futuro”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X