China proíbe que PCs do governo utilizem processadores Intel e AMD

China proíbe que PCs do governo utilizem processadores Intel e AMD

O governo chinês tem implementado sistematicamente novas diretrizes que visam interromper o uso de chips da Intel e da AMD em computadores utilizados pelos órgãos governamentais. Com um plano ambicioso e estratégico, pretendem também fazer uma substituição significativa de servidores e sistemas por alternativas desenvolvidas internamente, seguindo uma agenda cuidadosamente traçada para os próximos meses.

O jornal Financial Times noticiou que a revolução tecnológica na China atinge não só o alto governo. Ela vai até as redes complexas acima da administração municipal. Se fosse no Brasil, é como se apenas as prefeituras pudessem usar hardware e softwares dos EUA. Todas as outras esferas de podem teriam que migrar para opções próprias. O mesmo vale para as muitas empresas estatais do país.

Leia também
NVIDIA lança RTX 4090D na China
China investirá 1 bilhão para fabricar chips abaixo de 10nm

China vai preferir soluções caseiras

China wants patriotic scientists to fight US chip ban - Asia Times

Nas futuras aquisições governamentais, a China apresenta uma evidente predisposição a optar por sistemas operacionais concebidos dentro do próprio país, relegando ao esquecimento soluções estrangeiras renomadas como o Windows, desenvolvido pela Microsoft.

As escolhas oficiais saíram em uma lista importante divulgada no ano passado. O Ministério da Indústria chinês fez a lista com muito cuidado. Ela tem três opções seguras e de confiança de processadores e sistemas operacionais. Todos vêm de empresas chinesas, incluindo novos produtos e sistemas da Huawei.

Na esfera dos softwares, é perceptível que a China projeta adotar amplamente o Huawei HarmonyOS Next nos variados departamentos governamentais. Mesmo ainda em fase de testes, este sistema operacional desponta como uma das apostas chinesas para a independência tecnológica. Paralelamente, os órgãos governamentais e empresas estatais têm a opção de usar uma variante do sistema operacional Linux batizada de OpenKylin.

China cada vez mais independente tecnologicamente

China's new guidelines block Intel, AMD chips in government computers: FT

A Financial Times tentou entrar em contato com todos os envolvidos. Diante das perguntas formuladas a respeito dessa nova diretriz, nem o escritório governamental chinês nem as famosas fabricantes de semicondutores Intel e AMD se pronunciaram publicamente sobre a decisão e suas implicações.

De toda forma, fica claro que a China pretende desvencilhar-se gradativamente de qualquer dependência relacionada às tecnologias ocidentais. A médio prazo, a China poderá até mesmo começar a exportar e disponibilizar suas próprias soluções tecnológicas para outras nações com as quais mantém relações amistosas, como é o caso da Rússia, pavimentando assim uma nova era em sua trajetória como potência tecnológica global.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X