FTC está processando a NVIDIA para bloquear compra da Arm

FTC está processando a NVIDIA para bloquear compra da Arm

Em setembro de 2020 soubemos que a NVIDIA estava preparada para adquirir a Arm por cerca de US$ 40 bilhões. Esta seria a maior compra da indústria de semicondutores. Para você ter uma ideia, a Arm é dona das patentes das microarquiteturas utilizadas em diversos processadores atuais.

No entanto, depois que a NVIDIA divulgou publicamente que estava buscando a compra da Arm, vimos a Qualcomm e outras empresas compartilharem objeções com a Federal Trade Commission (FTC) e outras comissões em todo o mundo. Daí o órgão começou as suas investigações e chegou a pedir até um prazo maior para concluir suas análises.

Agora que a FTC concluiu suas investigações, anunciou que se opõe ao acordo NVIDIA/Arm e está processando a fabricante de placas de vídeo para bloquear a aquisição. A principal preocupação do órgão é que a aquisição daria à NVIDIA “os meios e o incentivo para sufocar tecnologias inovadoras de próxima geração, incluindo aquelas usadas para operar data centers e sistemas de assistência ao motorista em carros”.

FTC processa NVIDIA

Segue trecho do comunicado oficial da Federal Trade Commission:

A Federal Trade Commission impetrou uma ação hoje para bloquear a aquisição da fornecedora de design de chips do Reino Unido Arm Ltd por parte da fornecedora de chips dos EUA Nvidia Corp. no valor de US$ 40 bilhões. Os chips de semicondutores alimentam os computadores e tecnologias que são essenciais para nossa economia e sociedade modernas. O acordo proposto daria a uma das maiores empresas de chips o controle sobre a tecnologia de computação e os designs dos quais as empresas rivais dependem para desenvolver seus próprios chips concorrentes.

A diretora do FTC Bureau of Competition, Holly Vedova, também emitiu sua opinião no comunicado oficial:

As tecnologias de amanhã dependem da preservação dos mercados de chips competitivos e de ponta de hoje. Este acordo proposto distorce os incentivos da Arm nos mercados de chips e permitiria à empresa combinada minar injustamente os rivais da Nvidia. O processo da FTC deve enviar um forte sinal de que agiremos agressivamente para proteger nossos mercados de infraestrutura crítica de fusões verticais ilegais que têm efeitos de longo alcance e prejudiciais em inovações futuras”.

A FTC vê a potencial fusão como prejudicial à concorrência em três áreas principais. A primeira delas são os sistemas avançados de assistência ao motorista. Esses sistemas oferecem recursos de direção assistidas por computador, como mudança automática de faixa, manutenção de faixa, entrada e saída de rodovias e prevenção de colisão. É algo comum nos carros da Tesla, por exemplo.

FTC

Outra área importante que pode ser afetada é a de DPU SmartNICs. São produtos avançados usados ​​para aumentar a segurança e a eficiência dos servidores de datacenters.

Por fim, os processadores baseados em ARM para provedores de serviços de computação em nuvem também podem ser afetados pela fusão. Esses chips aproveitam a tecnologia da Arm para atender às necessidades de desempenho, eficiência de energia e personalização de data centers que oferecem serviços de cloud computing.

Há também a preocupação de que os licenciados da Arm, ou seja, os “rivais” da NVIDIA, incluindo Apple e Qualcomm,  sejam forçados a compartilhar informações confidenciais se a aquisição for realizada. Estaremos de olho no desenvolvimento em torno do imbróglio, mas parece que isso pode ser um grande desafio para a NVIDIA superar.

Fonte: Federal Trade Commission

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X