Procon-RJ notifica Uber e 99 por cancelamento recorrente de corridas

Procon-RJ notifica Uber e 99 por cancelamento recorrente de corridas

Os aplicativos de transportes como Uber e 99 são de grande ajuda naquelas horas de pressa ou até mesmo para quem gosta de garantir a segurança do uso do serviço em diversos aspectos. Porém, uma reclamação está se tornando cada vez mais recorrentes em relação a essas plataformas: o aumento do número de cancelamentos de corrida.

Esses cancelamentos podem se tornar bastante incômodos para os passageiros já que os fazem perder tempo (muitas vezes o horário de chegar no local do destino) e em alguns casos podem até dar prejuízo financeiro, e por isso o Procon-RJ resolveu entrar em ação.

Leia também:

Shopee deve ser multado pelo Procon-SP em R$ 10,9 milhões
Procon-SP notifica Apple e Samsung por ausência de carregador em novos celulares

Procon-RJ notifica Uber e 99

Uber e 99

O órgão entrou com uma notificação contra as duas empresas, tanto Uber quanto 99, devido ao grande número de reclamações de passageiros a respeito dessa situação. São reclamações registradas, e com isso as empresas precisaram prestar esclarecimentos sobre as queixas.

As reclamações sobre cancelamentos de corridas estão se tornando cada vez mais frequentes e isso pode ser visto nos números dos últimos anos. No caso da Uber, até outubro de 2021, o número de reclamações foi de 773, ou seja, maior do que as 770 reclamações feitas durante todo o ano de 2020 e as 593 reclamações feitas em 2019. Vale ressaltar que em 2020 o país estava no auge da pandemia, então o número de corridas diminuiu e mesmo assim o número de reclamações ficou alto.

Já com a 99 foram cerca de 225 reclamações até outubro desse ano em comparação com apenas 85 reclamações registradas em 2019. Em 2020 houve apenas 1 reclamação nesse sentido.

Uber e 99

Uma das situações mais complicadas é quando o motorista simplesmente avisa que não vai realizar a corrida e com isso o passageiro é obrigado a cancelar para pedir outro carro. O problema é que existe uma taxa de cancelamento, e quem arca com esse prejuízo é o próprio passageiro que não tem culpa de nada.

Outros casos relatados incluem a mudança de rota também. Igor Costa, que é presidente do Procon carioca, falou um pouco sobre o assunto e revelou que “O cancelamento excessivo torna ruim a qualidade dos serviços. Queremos saber qual a razão dos cancelamentos”.

Resposta das empresas

Uber e 99

A Uber prestou seus esclarecimentos em nota. A empresa afirmou que não houve nenhuma redução no ganho dos motoristas, já que essa foi uma das causas apontadas para o aumento do cancelamento. Ela também alegou que a cada dia aumenta mais a demanda e por isso o número de motoristas disponíveis para a prestação do serviço está ficando mais escasso. Para isso, a Uber afirmou que já está trabalhando na implementação de iniciativas para promover o reequilíbrio no mercado.

A 99 também respondeu a notificação afirmando que o índice de cancelamento no seu aplicativo em 2021 está abaixo dos 5% no número geral de corridas. A empresa também avaliou que diante do aumento dos preços dos combustíveis, reajustou o ganho dos motoristas de 10% a 25%.

Fonte: A Tarde

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X