TP-Link lança no Brasil o roteador Archer AX50 com suporte ao Wi-Fi 6

TP-Link lança no Brasil o roteador Archer AX50 com suporte ao Wi-Fi 6

Na última terça-feira (3), a TP-Link anunciou que o roteador Archer AX50, com suporte ao Wi-Fi 6 está disponível no Brasil. A empresa chinesa anunciou o produto em setembro de 2019, sendo este o seu primeiro roteador Wi-Fi 6, o que, nas palavras da própria TP-Link, “entrega uma experiência premium de Wi-Fi 6 Gig+ a mais famílias, mas por um preço acessível”.

Além disso, o dispositivo atinge as velocidades de 2402 Mbps em 5 GHz e 574 Mbps na banda de 2,4 GHz. O Archer AX50 está disponível nas lojas parceiras da TP-link por valores que vão de R$ 1.000 a R$ 1.799.

Vale ressaltar que o Archer AX50 não é o primeiro dispositivo com suporte ao Wi-Fi a ser lançado no Brasil, pois o AX10 chegou no país em 2020.

Características principais

  • Roteador Gigabit da próxima geração Wi-Fi 6 (802.11ax)
  • 2402Mbps em 5GHz e 574Mbps em 2,4GHz proporcionam streamings mais fluídos e downloads mais rápidos
  • Latência ultra baixa – com redução de até 75% proporcionam partidas de games mais responsivas e conversas por vídeo
  • Cobertura expandida, com 4 antenas externas, e tecnologia de feixe que combina potência e confiabilidade do sinal WiFi
  • Desempenho WiFi Gig+ superior com chipset Intel® Home Wi-Fi
  • Compatível com Amazon Alexa

Tecnologia avançada

O Wi-Fi 6 é o padrão da próxima geração em tecnologia, também conhecido como “WiFi AX” ou “802.11ax WiFi”. O Wi-Fi 6 é desenvolvido e aprimorado no atual padrão 802.11ac WiFi. Esse padrão foi originalmente construído em resposta ao crescente número de dispositivos no mundo.

Portanto, o Archer AX50 surge como resposta às crescentes demandas por Wi-Fi residencial. Segundo a TP-Link, o novo roteador fornece quatro vezes mais capacidade para conectar mais dispositivos. Ou Seja, é possível conectar, simultaneamente, até 256 dispositivos em uma só rede.

TP-Link Archer AX50
Créditos: TP-Link

Isso ocorre graças às tecnologias avançadas, como a OFDMA (Acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal). Desse modo, tais tecnologias garantem uma redução de até 75% na latência, permitindo jogos mais responsivos e videochamadas.

Archer AX50 com Wi-Fi 6 é fruto de uma parceria da TP Link e Intel

“A Latência até 75% menor” baseia-se nos dados de simulação da Intel do 802.11ax, com e sem OFDMA, usando 9 clientes. A latência média sem OFDM é de 36 ms, com a latência média OFDMA reduzida para 7,6 ms.

TP-Link Archer AX50
Créditos: TP-Link

Afinal, por falar em Intel, não podemos deixar de mencionar que o Archer AX50 é equipado com o chipset Intel Home Wi-Fi WAV654. À época do anúncio do Archer AX50, o diretor-geral do Grupo de Infraestrutura Wireless da Intel, Doron Tal, afirmou que, devido aos grandes avanços no Wi-Fi que desencadearam no surgimento do Wi-Fi 6, o lançamento de roteadores como o Archer AX50, permitem que a maioria dos consumidores possa desfrutar de todo potencial do Wi-Fi 6.

Segurança

De acordo com a TP-Link, o AX50 garante conexões ainda mais seguras, especialmente para as redes domésticas. Portanto, embasada por uma pesquisa feita pela Avast que aponta que 72% dos usuários americanos que usam banda larga não possuem o costume de atualizar o firmware do seu roteador, a TP-Link desenvolveu o sistema TP-Link Home Care.

“Pensando em acabar com esse problema, trouxemos ao mercado nosso produto, que proporciona segurança ainda mais integrada por meio de uma assinatura vitalícia para atualizações de software, o sistema TP-Link Home Care”, explica Marcello Liviero, Diretor Nacional de Vendas da TP-Link no Brasil. Além disso, o aparelho também oferece QoS, tecnologia que garante total controle da rede, e Controle Parental, bem como antivírus integrado, para garantir a proteção de todos os dispositivos conectados.

TP-Link Archer AX50
Créditos: TP-Link

Archer AX50 ajuda a diminuir o consumo de energia

Além de todos os recursos mencionados nos parágrafos anteriores deste texto, o Archer AX50 possui mais um elemento muito importante que, aliás, chegou para facilitar a vida dos usuários de seus produtos.

Todo consumidor consciente pensa em economizar, sobretudo em energia, algo que o AX50 oferece ao auxiliar que os dispositivos da rede possam consumir menos eletricidade. No entanto, isso só é possível caso os dispositivos sejam compatíveis com o padrão 802,11ax.

De acordo com a TP-Link, Em dispositivos com o padrão citado acima, o Wi-Fi 6, o Archer AX50 negocia com que frequência eles “acordarão” para enviar ou receber dados, otimizando o consumo de energia e prolongando a vida útil dos dispositivos.

Segundo a TP-Link, o Archer AX50 é “o futuro das redes domésticas”

“O Archer AX50 é o futuro das redes domésticas. Ele permite conexões confiáveis para até 256 dispositivos, fornecendo uma capacidade quatro vezes maior para conectar cada um deles. Suas tecnologias avançadas, como OFDMA e MU-MIMO, quadruplicam a capacidade de conexão em cenários de alta densidade em comparação com os outros roteadores,” comentou o diretor  Marcello Liviero.

Créditos: TP-Link

Em 2016, alguns meses após assumir o cargo na TP-Link, Liviero concedeu uma entrevista ao nosso site e comentou sobre o segmento de casas conectadas e os roteadores da TP-Link.

À época, a empresa vinha de uma estratégia de dois anos e havia lançado três lampadas LED com conexão Wi-Fi. O lançamento do AX50, portanto, é fruto do trabalho da TP-Link rumo a uma maior integração tecnologia, quando estabeleceu divisões de negócios em smart home, smart acessories e service provides, no sentido de criar uma “rede de casas inteligentes para romper o futuro da tecnologia de consumo: a Internet das Coisas”.

Por fim, ao ser perguntado sobre o lançamento desses produtos inovadores no Brasil – algo que foi concretizado agora com o lançamento do AX50 -, Liviero respondeu afirmando haver possibilidade de o país crescer nesse segmento.

“O Brasil é um mercado bastante promissor no segmento de casas conectadas e a TP-Link observa constantemente as mudanças de comportamento e interesses dos consumidores. A demanda por esta linha já despertou o nosso interesse e estamos em processo de análise de demanda junto aos parceiros para viabilizar esse projeto no Brasil.”

Fonte: TP-Link

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X