Hardware.com.br entrevista: Marcello Liviero, diretor comercial da TP-Link no Brasil

Hardware.com.br entrevista: Marcello Liviero, diretor comercial da TP-Link no Brasil

O nosso bate-papo de hoje é com o Marcello Liviero, ele que assumiu em julho deste ano como diretor comercial da TP-Link no Brasil. Liviero nos conta como tem sido a receptividade do público brasileiro com os smartphones da TP-Link, os avanços da companhia em produtos ainda mais smart e muito mais. Confira!

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Hardware.com.br: Em julho você assumiu o posto de diretor comercial da TP-Link no Brasil, e em agosto a companhia apresentou a sua nova identidade visual que também passa pelo slogan “Reliably Smart” (confiável, inteligente), e esse conceito de Smart cada vez está mais presente no mercado, quais são os avanços recentes da TP-Link nesse campo, que com certeza passa por dispositivos com níveis de funcionalidade ainda mais inteligentes, certo?

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Marcello Liviero: Desde 2014, nossa divisão internacional estabeleceu unidades de negócios em smart home, smart acessories, service providers e smartphones. Pretendemos, com isso, criar uma rede de casas inteligentes para romper o futuro da tecnologia de consumo: Internet das Coisas. Os produtos TP-Link irão trabalhar em conjunto para criar um ecossistema de vida inteligente para que nossos usuários possam desfrutar em casa ou aonde estiverem. A TP-Link até então era conhecida apenas por uma linha específica de produtos (roteadores), e atualmente está expandindo os horizontes e criando produtos que se aproximam cada vez mais dos usuários.

Hardware.com.br: A onda de produtos smart também passa por uma melhor comunicação e simbiose entre as máquinas, e claro que os equipamentos de rede fazem esse intermédio. Em relação à segurança, você acredita que daqui alguns anos quando a Internet das Coisas estiver em plena forma um número maior de usuários terá confiança nessa maior integração?

Marcello Liviero: Vemos essa tendência acontecendo em diversos setores, como bancos, por exemplo, onde inicialmente segurança era o fator mais discutido entre os novos usuários. Hoje em dia, milhares de adeptos são atraídos pelas facilidades e funcionalidades oferecidas pelos novos dispositivos. Para isso, os desenvolvedores investiram fortemente em segurança, garantindo a confiabilidade nos serviços prestados. Segurança sempre será uma preocupação, e trabalharemos para que seja cada vez mais aperfeiçoada e que evolua junto com o avanço da tecnologia. Desta forma, naturalmente os novos dispositivos serão incorporados em nosso dia a dia se tornando indispensáveis.  

Hardware.com.br: Antigamente tarefas que hoje são simples como a configuração de um roteador Wi-Fi ficavam reservadas a técnicos especializados, mas a própria indústria de equipamentos, como por exemplo a TP-Link que faz parte disso, acabou facilitando a vida do usuário, inclusive com apostas diferentes como o Touch P5, que conta com uma tela LCD integrada, é possível simplificar mais? A tendência é que as interfaces e o linguajar continuem se aproximando do público mais leigo?

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Marcello Liviero: A tendência é que com a evolução da tecnologia e dos dispositivos tudo se torne cada vez mais rápido de ser executado, além de mais simples. O novo consumidor tem demandado cada vez mais independência, através de tecnologias intuitivas e máquinas mais inteligentes. Acompanhando essa evolução, desenvolvemos um aplicativo para smartphones que permite ao usuário configurar e gerenciar seus aparelhos TP-Link de forma simples e rápida, com interface amigável em português. 

Hardware.com.br:  Alguns anos atrás roteadores wireless embarcados com o protocolo 802.11ac estavam distantes de grande parte das pessoas por causa do alto preço, mas ao que parece esse jogo está mudando, os preços estão bem menores, inclusive em opções com múltiplas antenas e com tecnologias como o Beamforming. Em relação as vendas desses equipamentos do padrão ac, está realmente aumentando?

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Marcello Liviero: O tráfego intenso de dados nos dias atuais demanda equipamentos mais poderosos e capazes de suportar muito mais pessoas conectadas e aplicações com alto consumo de banda. Através de dados da Teleco, podemos constatar o crescimento da demanda de acessos de banda larga fixa de alta velocidade e cada vez mais vem reduzindo os acessos com velocidades mais baixas. Para conexões de 12Mbps a 34 Mbps, por exemplo, desde 2013 vemos um crescimento de 206% nos acessos em relação a 2016. Além disso, a TP-Link também tem disponibilizado ao mercado produtos de entrada na tecnologia AC, com preços mais acessíveis, o que tem facilitado o acesso dos usuários para esta linha de produtos.

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Hardware.com.br:  Recentemente a NBASE-T estabeleceu um novo padrão Ethernet, o 802.3bz, que promete que velocidades de 2,5 Gbps e 5 Gbps sejam alcançados mantendo os mesmos cabos Cat5e  e Cat6, respectivamente. Esse upgrade irá melhorar também rendimento das redes Wi-Fi eliminando certos gargalos. Qual a sua opinião em relação ao novo padrão, e também gostaria que comentasse se já está sendo especulado alguma previsão de lançamentos de produtos da TP-Link que atendam o novo protocolo. 

Marcello Liviero: Não temos previsão para esta tecnologia 802.3bz, mas já lançamos globalmente a tecnologia 802.3an, que atinge até 10Gbps utilizando padrão Ethernet.

Hardware.com.br: Durante a IFA 2016 a TP-Link apresentou o roteador Archer VR2800v que foi intitulado como o “roteador mais avançado do mundo”, poderia comentar um pouco sobre esse novo produto? Há previsão de lançamento no Brasil?

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Marcello Liviero: O Archer VR2800v é um modem roteador VDSL Archer VR2800v com VoIP, que atinge 2.8Gbps com tecnologia Dual Band AC, desenvolvido para atender os padrões de provedores de Internet Europeus, que oferecem a tecnologia VDSL2 v35b (Super VDSL), atingindo velocidades de 300mbps. No Brasil essa tecnologia ainda não está disponível, e dependemos da evolução dos provedores de internet para lançarmos esse produto no país. 

Hardware.com.br: Durante a CES 2016 a TP-Link anunciou a sua entrada no mercado de smartphones com a linha Neffos, em junho o primeiro modelo, o C5 chegou ao Brasil, e no mês passado foi a vez do C5 Max desembarcar por aqui. Já na IFA 2016 vocês mostraram dois modelos mais encorpados em termos de especificações, o Neffos X1 e o X1 Max. Como tem sido a receptividade do público brasileiros com os smartphones de uma marca que não é conhecida nesse segmento?

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Marcello Liviero: Incialmente estamos realizando um Soft Launch, introduzindo gradualmente o produto no mercado e oferecendo novas soluções para os consumidores finais. Hoje temos dois produtos nessa linha, o Neffos C5 e o Neffos C5Max. Até o final do ano teremos mais 2 modelos low-end e no início do próximo ano mais 2 modelos high-end disponíveis no mercado. O público brasileiro tem se mostrado bastante receptivo à novos players de marcas já consagradas em outros segmentos. Estamos atuando com apenas um parceiro atualmente e também vendendo diretamente através de nossa Loja Online.

Hardware.com.br: Vocês também foram pioneiros no anúncio do primeiro roteador com o mais recente protocolo Wi-Fi, o 802.11ad, que trabalha na frequência de 60 GHz, porém essa tecnologia ainda parece ter uma cara de protótipo, já que muitos ainda nem entraram no 802.11ac, o que significa que a adoção desse novo protocolo possa ser ainda um pouco demorada. Esse novo roteador como os próximos que vocês vierem a lançar nesse padrão é uma busca em chegar mais forte para o streaming em 4K, que vem se mostrando uma grande tendência de mercado?

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Marcello Liviero: Enquanto o Brasil atinge uma velocidade média de 4,8Mbps, outros países atingem até 6x mais velocidade de tráfego de dados na Internet. Isso impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias, como o Talon AD7200. A tecnologia 802.11AD é um novo padrão para os países que já evoluíram para o padrão AC e precisam de conexões ainda mais rápidas. Para o Brasil, já estamos preparados para assim que o nosso país estiver pronto para receber essa tecnologia e os dispositivos compatíveis no futuro. 

Hardware.com.br: Para encerrar gostaria que você comentasse a atuação da TP-Link no segmento de produtos inteligentes visando uma Smart Home. Recentemente vocês anunciaram três lâmpadas LEDs que contam com conexão Wi-Fi e que podem ser controladas via aplicativo, essa categoria de produtos também desembarcará no Brasil?

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Marcello Liviero:  O Brasil é um mercado bastante promissor no segmento de casas conectadas e a TP-Link observa constantemente as mudanças de comportamento e interesses dos consumidores. A demanda por esta linha já despertou o nosso interesse e estamos em processo de análise de demanda junto aos parceiros para viabilizar esse projeto no Brasil.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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