Escassez das placas RTX 3000 vai vai durar pelo menos até o final do ano

Escassez das placas RTX 3000 vai vai durar pelo menos até o final do ano

Está procurando placas de vídeo pra comprar? Então você sabe muito bem como o mercado enfrenta uma das maiores crises de abastecimento dos últimos tempos. Escassez que passa pela crise do mercado de semicondutores e também pelo boom da mineração da altcoin Ethereum (ETH), que resgatou uma corrida desenfreada por placas de vídeo que serão utilizadas para a mineração.

Infelizmente este é um panorama que ainda vai perdurar por algum tempo. De acordo com o Digitimes, citando fontes ligadas à indústria, a escassez de placas de vídeo da série RTX 3000 da NVIDIA vai durar pelo menos até o final do ano. Algumas projeções ainda menos otimistas apontam que essa crise ainda vai arrastar até o início de 2022.

A série RTX 30 é muito visada para a mineração. Devido a escassez de placas offboard, surgiu na China uma fazenda de mineração que é baseada em diversos notebooks gamers que contam como chip gráfico dedicado uma opção da série RTX 30.

Além de anunciar recentemente a linha CPM, placa voltadas especificamente para a mineração, a NVIDIA também tomou uma providência para frear a prática da mineração de Ethereum em uma placa que é voltada para o mercado gamer. Com o lançamento da RTX 3060 a NVIDIA implementou uma limitação no rendimento da placa ao lidar com os algoritmos de ETH. Uma maneira que a NVIDIA aplicou para tentar diminuir a a procura por esta placa pelos mineiros de plantão.

De acordo com o analista financeiro Christopher Rolland, do Susquehanna International Group, a escassez de chips pode piorar na primavera, quando os países aliviarem as restrições e retomarem os processos econômicos.

Além da escassez dos chips, a NVIDIA vem enfrentando problemas de contrato com a Samsung. A gigante sul-coreana é a responsável pelo processo de fabricação de 8nm das GPUs Ampere, utilizadas nas placas da série RTX 30. O que se comenta nos bastidores é que a Samsung está enfrentando problemas para obter um bom número de chips funcionais de cada wafer de silício. Essa situação pode fazer com que algumas placas da série RTX 30 sendo conduzidas pela TSMC e não mais pela Samsung.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X