Usuários relatam marcas de queimadura no backplate de placas de vídeo

Usuários relatam marcas de queimadura no backplate de placas de vídeo

A memória RAM é uma das opções de componentes que contam com modelos que trazem iluminação RGB. Módulos como a série Toughram da Thermaltake apostam em LEDs na parte superior do dissipador. A proximidade de módulos com esse recurso com as placas de vídeo está sendo apontada por alguns usuários no Reddit como um possível causador de marcas de queimadura no backplate de algumas VGAs. 

ram light burned onto gpu
byu/DefectedCat inpcmasterrace

 

Marcas de queimado no backplate

O backplate é aquela chapa metálica ou plástica que fica na parte traseira da placa de vídeo. Além de uma questão estética, essa placa também ajuda a proteger o PCB, facilitar o manuseio da placa e também atua como um elemento passivo de dissipação. Segundo relatos que estão circulando no Reddit, a iluminação RGB de módulos de memória RAM seria o responsável por marcar o backplate.

Calor excessivo pode ser a causa do problemas

As memórias com RGB estão sendo apontadas como o elemento central nessa questão devido ao uso de diodos emissores de luz, os LEDs, que podem  emitir luz UV e estariam danificando diretamente o backplate. No entanto, a emissão de luz UV emitida por LEDs RGB em módulos de memória é baixa para causar esse tipo de queimadura em backplates.

Você também deve ler!

Homem compra PC gamer e recebe pacote com tudo revirado e placa de vídeo torta

Conta aí pra gente: qual a placa de vídeo do seu PC?

A causa provável seria a irradiação de calor, afetando diretamente componentes que estão próximos, como a placa de vídeo. A imagem abaixo, de uma placa da ASUS, mostra claramente quatro riscos, marcas deixadas por uma configuração com quatro módulos de RAM. Um contorno da parte superior do módulo.

placa-de-video-com-marca-queimadura-backplate

Esse acúmulo de temperatura pode resultar em danos ou alterações físicas ao material. Um usuário no post do Reddit sobre os relatos chegou a escrever o seguinte: “Tenho marcas semelhantes na minha placa da Zotac, mas em um local diferente, e onde não está minha memória RAM. Algo neste revestimento é sensível ao calor ou algo assim”. Abaixo a imagem da placa desse usuário:

placa-de-video-zotac-com-marcas-queimadura-backplate

Em resposta a esse relato, outro usuário disse o seguinte: “eu tenho uma MSI Gaming X 3080 e 4 módulos de memória Trident Z Neo. Até agora não notei nada.

Temos também o relato de um perfil que diz que utilizou por anos memórias Trident Z RGB com a ASUS 1080 Ti, 2080 Ti e até mesmo com a 3090 Ti da EVGA e que nenhuma delas ficaram marcadas.

Você utiliza memória RAM com RGB em sua configuração? Conte pra gente nos comentários.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X