Conta aí pra gente: qual a placa de vídeo do seu PC?

Conta aí pra gente: qual a placa de vídeo do seu PC?

Hoje o “Conta aí pra gente” quer saber: qual é a placa de vídeo do seu computador? Atualmente, com diversas opções de fabricantes e preços, é comum que haja uma maior diversidade de uso, até mesmo aqui no Brasil.

Quais são os pontos positivos e negativos da placa que você usa? Pretende trocá-la em breve? Conta aí pra gente nos comentários e vamos conversar um pouco sobre o assunto!

Leia também:

Conta aí pra gente: qual jogo mais te marcou?
Conta aí pra gente: você lembra a configuração do seu primeiro PC?

A importância da placa de vídeo

placa de vídeo

A placa de vídeo é um componente essencial para diversas atividades no computador, porém elas podem divergir em relação as suas capacidades. A maioria dos computadores mais básicos contam com placas de vídeo integradas, que têm uma capacidade mais limitada mas que dão conta do recado para quem usa o aparelho para estudos, trabalho e atividades mais leves.

Já quem gosta de jogar ou trabalha com tarefas mais pesadas como edição de imagens e vídeos, é importante investir em uma boa placa de vídeo dedicada, com capacidade para dar conta do recado.

Também conhecida como GPU, quando ela é integrada, ela já vem embutida na placa-mãe, e por isso não pode ser atualizada e nem substituída. Já as placas de vídeo dedicadas são mais poderosas e podem ser atualizadas quando necessário.

Mesmo entre elas, existem aquelas consideradas de entrada, intermediárias e as mais poderosas, e para quem joga isso pode ser muito importante para garantir rodar jogos mais pesados ou a resolução máxima. Porém, elas não são exatamente baratas, então infelizmente nem todo mundo consegue garantir as versões mais poderosas.

Qual é sua placa de vídeo?

placa de vídeo

No meu caso eu tenho um notebook gamer e a placa de vídeo é a GeForce GTX 1650, que não é exatamente uma placa premium, mas que por ser uma ótima opção que combina desempenho e custo-benefício, me serve muito bem. Nunca tive problemas em rodar nenhum jogo com ela, mesmo que alguns não fiquem na resolução mais alta.

Lembrando que existem outros componentes que também são importantes nesses aspectos, não apenas a placa de vídeo.

A placa de vídeo é um componente de prioridade no seu pc? Qual é o modelo que você usa? Ele atende bem suas necessidades? Essas experiências podem até mesmo ajudar os leitores que estão pesquisando um modelo para comprar, afinal nada melhor do que saber a avaliação de quem já usa, né?

A seção “Conta aí pra gente” é um quadro fixo do Hardware.com.br em que temas interessantes sobre o mundo da tecnologia são colocados em pauta para que você, leitor, participe e interaja conosco 😉

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X