Conta aí pra gente: você lembra a configuração do seu primeiro PC?

Conta aí pra gente: você lembra a configuração do seu primeiro PC?

O quadro “Conta aí pra gente” de hoje quer saber se você se lembra da configuração do seu primeiro PC. Em tempos de máquinas super potentes, muita gente deve se lembrar com carinho da época em que comprou, ou ganhou, o seu primeiro computador.

Embora hoje seja uma sexta-feira (7) de outubro, a hashtag #TBT (Throwback Thursday) usada às quintas-feiras nas redes sociais em publicações de fotos antigas, faremos uma exceção. Aliás, também existe a hashtag #FBF (Flashback Friday) com o mesmo sentido da #TBT, portanto não estamos infringindo a ética digital.

Juntando #FBF com #TGIF (Thank God it’s Friday – Graças a Deus é sexta-feira), o “Conta aí pra gente” de hoje pretende ser nostálgico e divertido, mas, também, desafiador.

O desafio, obviamente, é descobrir se você se lembra como era a configuração do seu primeiro PC. Certamente, o pessoal mais jovem terá maior facilidade, pois é mais fácil encontrar informações sobre máquinas lançadas após 2010.

Conta aí pra gente: qual foi seu primeiro console?
Conta aí pra gente: qual foi seu primeiro celular?

Vale ressaltar que por configuração, é necessário lembrar as especificações do seu primeiro veículo de entrada ao mundo digital, como o processador, a memória RAM, o HD e, se não for exigir demais, a placa-mãe e outros elementos. O sistema operacional também seria interessante.

Dito isso, a velha guarda terá uma missão mais difícil devido à época dos gabinetes OEM, ou genéricos. Issso significa que as partes dos PCs não eram padronizadas, algo que a Microsoft tinha como estratégia ao oferecer o Windows às fabricantes de peças de computador.

configuração primeiro PC
Exemplo de um gabinete genérico.

A configuração do meu primeiro PC

Particularmente, eu faço parte dessa geração, principalmente no período dos PCs com detalhes em azul, que eram a tendência do início dos anos 2000.

Graças à minha memória um tanto quanto decente – diferentemente da memória RAM do meu primeiro PC -, consegui encontrar a configuração do meu velho companheiro por me lembrar do adesivo Intel Pentium III na CPU.

Me lembro bem que a memória RAM era de 256 MB e a quantidade de slots de drivers me ajudaram a descobrir a configuração do meu primeiro PC.

Usei a minha mente para ir a mil lugares e acabei encontrando um blog da Malásia que vendia o idêntico PC e citava as configurações. Assim, descobri que o meu processador era, de fato, um Pentium III, lançado no primeiro trimestre do ano 2000.

configuração primeiro PC
Gabinete idêntico ao do meu primeiro PC com Windows XP.

O processador era um Intel Pentium III 866 Mhz com apenas um core, cache de 256 KB L2 e TDP 26.1. Na página oficial da Intel há as especificações completas.

Embora eu já tivesse acesso a computadores anteriormente, o meu primeiro PC e sua configuração marcam a primeira vez que eu vi o Windows XP. Isso ficou na memória devido a total repaginada em termos de interface se comparado ao Windows 98, que possuía um visual mais rústico.

Conta aí pra gente: qual foi o pior Windows que você usou?

No mesmo blog malaio, faltava apenas uma configuração: a placa-mãe. Pelo gabinete, é possível supor qual seria a placa mãe, pois havia mais dois espaços para drivers de CD/DVD-ROM.

configuração primeiro PC
Um close-up do gabinete do meu primeiro PC. Créditos: ntorga

A interface IDE para slots de drivers de disquetes ou CDs e DVDs, graças ao gravador GSA-H50N da LG que eu tinha, fez a verdade crescer dentro de mim. O meu principal palpite é a placa-mãe GA-6VX7-4X da Gigabyte. No entanto, é impossível afirmar com convicção, pois há mais de 15 anos eu já estou distante do meu primeiro PC.

Considerações Finais

Observando esse assunto com um distanciamento maior, é possível determinar que os primórdios dos computadores no Brasil foram bem similares aos de outros países em desenvolvimento.

A prova disso é o fato de que eu só consegui encontrar três PCs com gabinetes idênticos ao meu e apenas um desses com a mesma configuração do meu primeiro PC.

Um desses foi o primeiro PC de um desenvolvedor brasileiro, que postou em seu blog a foto da máquina. Curiosamente, ele também é de Minas Gerais, o que me leva a crer que esse gabinete foi mais presente no meu estado.

Eu e o meu primeiro PC. Provavelmente em meados de 2003 devido ao pôster de Dragon Ball GT ao fundo.

Além desse, os outros dois estão (ou estavam) em países emergentes do extremo oriente: Indía e Malásia.

À título de comparação, em 2001, nos países desenvolvidos, um PC mediano já possuía memória RAM com 512 MB, o Pentium 4 já existia e geralmente a maioria possuía GPUs dedicadas. 

Mesmo assim, ao escrever sobre o meu primeiro PC, me fez lembrar daquele lindo lugar que na minha infância era especial para mim. Agora, eu quero saber se você consegue se lembrar da configuração completa do seu primeiro PC deixando aí seus comentários. 

Se você encontrar imagens, publique também para revivermos essa nostalgia. Ah, e um easter egg: identifique quantas frases relacionadas a Dragon Ball há neste texto e quais são.

A seção “Conta aí pra gente” é um quadro fixo do Hardware.com.br em que temas interessantes sobre o mundo da tecnologia são colocados em pauta para que você, leitor, participe e interaja conosco 😉

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X