ZOTAC enfurece gamers ao incentivar a mineração de criptomoeda com placas gaming

ZOTAC enfurece gamers ao incentivar a mineração de criptomoeda com placas gaming

A taiwanesa ZOTAC, uma das parceiras da NVIDIA em relação ao lançamento de versões customizadas de placas de vídeo baseadas nos chips da linha GeForce, está envolvida numa daquelas tradicionais polêmicas criadas a partir de um tweet. O responsável por administrar a conta no Twitter da ZOTAC USA postou hoje (17) um tweet com uma imagem que mostra um conjunto de placas de vídeo da série RTX 30 White Edition utilizadas para a mineração de criptomoedas.

O tweet também enaltece o fato a mineração em si, com a frase “GPUs estão famintas por moedas”. De quebra a postagem ainda utilizou hashtags como #pcgaming #gaming #pcmasterrace.

Esse tweet desencadeou alguns outros tweets de repúdio contra a marca e matérias na mídia internacional. A raiva em relação ao tweet da marca (que, aliás, foi apagado pouco tempo depois) é o fato da eterna divisão entre o público que apenas quer comprar uma placa de vídeo para jogar e os mineradores de plantão, que acabam contribuindo diretamente para o desabastecimento de placas de vídeo no mercado. Placas que serão utilizadas para minerar criptomoedas. Atualmente há uma corrida desenfreada por placas para a mineração de Ethereum, altcoin que vem valorizando muito nos últimos meses.

A mesma corrida incontrolável dos mineiros por placas de vídeo que vimos em 2018 com o boom do Bitcoin está sendo reprisado com o Ethereum. E, assim como no caso do Bictoin, esse panorama está enfurecendo gamers mundo afora, que, além dessa questão, ainda tem uma carência natural de placas desde o ano passado, consequência dos problemas que os fabricantes têm em suprir a demanda, agravado pelas restrições sociais causadas pelo isolamento para coibir a proliferação do novo coronavírus.

Você também deve ler!

78 RTXs 3080 dão vida a essa fazenda de mineração de criptomoeda!

Vídeo mostra centenas de notebooks que serão utilizados para minerar criptomoeda

Embora um produto comprado legalmente possa ser utilizado da maneira que o responsável pela aquisição decidir, esse problema que afeta diretamente quem apenas busca uma placa de uma linha gaming para exercer justamente a finalidade primária que ela foi projetada acaba sendo um ponto que merece um olhar diferente, com base em algumas informações que a própria mídia chinesa vem relatando sobre a procura por placas de vídeo.

A mídia local comenta que os mineradores estão fazendo fila em frente às fábricas de parceiros da NVIDIA para comprar placas de vídeo antes mesmo que elas cheguem às lojas. Realmente não há como nenhum consumidor “convencional” que procura seus produtos nas lojas competir com numa realidade dessa.

A ZOTAC está fazendo o que se espera de uma empresa que tem como alicerce o lucro: vender. A questão que fica é somente a imagem que a marca passa ao entrar numa queda de braço com um público que também contribui diretamente na compra dos seus produtos, e que é mais regular, já que os mineiros só cacam placas de vídeo de maneira intensa quando enxergam um momento de uma alta quase sem fim para a criptomoeda da vez.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X