Suposta chegada da Oppo ao Brasil é desmentida

Suposta chegada da Oppo ao Brasil é desmentida

Recentemente alguns veículos de comunicação receberam um suposto convite para um evento em Ciudad del Este, no Paraguai, que marcaria a entrada oficial da fabricante chinesa de smartphones Oppo na América Latina. Um dos primeiros aparelhos que seria vendido em países dessa região (o Brasil estaria incluído) seria o Oppo Find X, que conta com uma câmera frontal retrátil.

Oppo
Oppo Find X

Porém nada disso é verdade! Recebemos da Oppo uma nota que desmente toda essa suposta movimentação da companhia em abrir uma loja no Paraguai, e sua entrada oficial na América Latina. Confira abaixo na íntegra:

Alguns canais de mídia reportaram recentemente que a OPPO, a fabricante de smartphones nº 1 da Ásia e nº 4 do mundo, está investindo na abertura de uma filial e uma loja na América Latina. Gostaríamos de esclarecer que isso não é verdade e que as partes envolvidas nessa ação não representam a Guangdong OPPO Mobile Telecommunications Corp., Ltd. (OPPO China). Até o momento, a OPPO China não autorizou nenhuma organização ou pessoa a comercializar seus telefones na América Latina nem nomeou qualquer pessoa como sua representante na região.

Alertamos também os consumidores de que os celulares OPPO China vendidos por canais não oficiais não receberão suporte da empresa, não serão atualizados e não terão direito ao serviço de atendimento ao consumidor. Os distribuidores locais devem ficar atentos ao tipo de suporte oferecido por esses revendedores não oficiais, já que eles serão os únicos responsáveis por eventuais perdas ou danos materiais causados aos consumidores. Para a OPPO China, este tipo de atividade é bastante prejudicial aos consumidores da América Latina.

O site Tudo Celular chegou a entrar em contato com Cesar Borba, que seria o CEO responsável pela tal operação na América Latina. O executivo declarou que o lançamento teria o respaldo da Oppo Dubai – responsável pelas operações da companhia no ocidente, e que ocorreu uma falha de comunicação com a Oppo China.

A Oppo mais uma vez desmentiu com a seguinte nota:

“Confirmamos com nosso representante em Dubai que eles nunca autorizaram qualquer organização ou indivíduos no Brasil ou no Paraguai a iniciar a operação ou fazer negócios na América Latina”

O tal evento no Paraguai acabou sendo cancelado. Cesar Borba declarou o seguinte:

Na qualidade de importador, distribuidor, trader e dealer OPPO, gostaríamos de informar que decidimos cancelar o lançamento oficial da marca OPPO no Paraguai prevista para o dia 22/08/2018.

Razões que nos levaram a cancelar tal evento foram as matérias recentemente divulgadas pela imprensa e mídia social onde foi colocada em dúvida o nosso relacionamento comercial de parceria para com a Empresa OPPO.

Em breve informaremos nova data para o lançamento.

Estes esclarecimentos serão brevemente apresentados à imprensa e Mídia Social.

Também queremos deixar claro que nossa Empresa manterá a lisura na comercialização dos produtos OPPO no Paraguai, preservando o bom nome da OPPO e garantindo a todos os nossos Clientes os seus direitos universais de Consumidor.

Todos os produtos OPPO que, por nossa empresa forem comercializados, terão garantia de fabrica por um ano e a garantia de reposição de peças. Esta é a nossa obrigação de toda empresa que preza por lisura em seus negócios.

Cesar Borba, CEO

Trajetória da Oppo

A Oppo começou em 2001 em Dongguan (China) por Chen Mingyong – atual CEO da empresa. Porém foi apenas em 2004 que a companhia realmente foi ganhando expressão. Seus primeiros produtos foram players Blu-Ray e alguns outros dispositivos de áudio e vídeo. O salto para a telefonia aconteceu somente em 2008.

O Salto para o mercado internacional se deu no ano seguinte. Atualmente a empresa está presente em 35 países e regiões. Seu primeiro grande feito nesse segmento aconteceu em 2012 com o lançamento do Oppo Ulike 2, primeiro telefone com uma câmera frontal de 5 MP.

Oppo Ulike 2

A Oppo integra um fortíssimo grupo chinês chamado BBK Electronics, que engloba além da Oppo, Vivo, OnePlus, IMOO e Vsun. A BBK tem uma visão muito ampla do mercado de smartphones, já que a Vsun fabrica componentes eletrônicos para esses dispositivos, atuando no Oriente Médio, em países como Bahrein, Catar, Omã, Kuwait e Arábia Saudita. Também está presente em países africanos como Egito, Quênia, Sudão e Nigéria.

Somando as vendas com a Vivo a Oppo conseguiu entrar no top 5 dos maiores fabricantes de smarthones em 2016, e em fevereiro de 2017 foi coroada como a fabricante de smartphones com mais vendas na China, com um total de 78,4 milhões de unidades vendidas  – crescimento de 122% quando comparado com 2015. A liderança não durou muito, já que no terceiro trimestre a Huawei voltou pra liderança.

De acordo com dados da Counter Point referente ao segundo trimestre de 2018 a Oppo ocupa atualmente a quinta posição no mercado global de smartphones, representando 8% das vendas.

Por enquanto nada de Oppo oficialmente na América Latina. A expansão de mercado mais recente da companhia é a chegada no mercado europeu, com o lançamento do Oppo Find X na França, Itália, Holanda e Espanha.

Além desses países a companhia também vende smartphones de forma oficial na Ásia, na Rússia e em alguns países da África e Oriente Médio

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X