Presidente da Anatel critica usuários de jogos online devido ao consumo de banda

Presidente da Anatel critica usuários de jogos online devido ao consumo de banda

Ontem noticiamos que o presidente da Anatel, João Rezende, disse em uma entrevista coletiva sobre a limitação da franquia da banda larga, que devido ao aumento no consumo de banda oferecer planos ilimitados se tornou algo inviável para as operadoras, principalmente para a Oi, Vivo e Net, responsáveis por 85% das conexões de banda larga.

Na mesma coletiva, o executivo deu outra declaração enfática em relação ao consumo de banda, dessa vez direcionada para as pessoas que gostam de ficar jogando o dia inteiro. Referindo-se claramente aos usuários de jogos online, como os de MMO por exemplo. Confira abaixo as declarações:

“Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande. É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário.”

Perguntas e respostas importantes sobre o método de cobrança via franquia de dados para internet fixa

Confira o pronunciamento de algumas operadoras que não irão aplicar franquia de dados na internet fixa

Esse conceito do “desacostumado”, dito por Rezende é o que ele considera um ciclo vicioso que o consumidor vem cultuando ao decorrer dos anos, já que sem nenhum tipo controle com a “balança”, o usuário foi ganhando uns “kilos extras de consumo de dados”. O presidente também acredita que ao decorrer do processo as empresas conseguirão “deseducar” (ou melhor, educar as suas diretrizes), o usuário nesse processo da franquia.

Vivo cria em seu site uma seção com perguntas e respostas sobre a franquia de dados na internet fixa

Anatel estipula quatro regras para que as operadoras possam aplicar a franquia de dados na internet fixa

O tipo de argumento corporativista utilizado acaba reforçando a tese de que a Anatel joga no time das operadoras, principalmente as que regem um mercado altamente lucrativo. A forma como a agência está lidando com o caso é uma espécie de passe vip para que as operadoras implementem a franquia sem grandes problemas, mesmo com todos os indícios que o valor pré-estabelecido para a franquia está bem aquém a praticamente todos os consumidores. Para as empresas a franquia é super interessante, já que elimina custos extras com infraestrutura e ainda poda alguns concorrentes como a Netflix, que está prejudicando e muito as operadoras que também oferecem pacotes de TV por assinatura.

Confira abaixo o vídeo da coletiva:

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X