Anatel: não há mais possibilidade para as operadoras de banda larga fixa oferecerem planos ilimitados

Anatel: não há mais possibilidade para as operadoras de banda larga fixa oferecerem planos ilimitados

Além de publicar no Diário Oficial da União quatro regras para que as operadoras possam implementar a tal franquia de dados na internet fixa, em uma entrevista coletiva realizada ontem (18) , João Rezende, presidente da Anatel, disse que não há mais possibilidades para as operadoras de banda larga fixa oferecerem serviços sem limitação, e que a saída é realmente migrar para o método de cobrança via franquia de dados.

O executivo explica que a demanda de banda cresceu muito nos últimos anos, e claro que para reforçar o seu discurso citou serviços como a Netflix, Youtube e jogos online, como alguns dos responsáveis pelo aumento no consumo de banda. 

Rezende também disse que o usuário se “acostumou mau”, ao que ele chama de “infinito”, isto é, o serviço sem nenhum tipo de limitação: “essa questão do infinito acabou educando mal o usuário”, aponta o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações.

Vale lembrar que por enquanto a franquia não pode ser adotada, já que as operadoras que desejarem migrar para este método terão que apresentar para a agência todo o plano de comunicação para o usuário sobre essa nova forma de cobrança, item que está no balaio das quatro regras impostas pela agência.

João Resende

O discurso de Rezende apesar de ser completamente danoso ao consumidor, tem lá sua dose de verdade, já que o consumo de banda em serviços de streaming mudaram completamente a questão estrutural por parte das empresas, mas por outro lado, como sempre acontece a solução é repassar os problemas para o cliente, e já que em algumas regiões não haverá muitas opções, o consumidor acaba ficando com aquela sinuca de bico: uso o serviço dessa operadora com a franquia de dados ou fico sem internet?

O discurso do presidente da Anatel segue praticamente a mesma linha de Christian Gebara, executivo da Telefônica/Vivo, que diz que a fanquia de dados é uma tendência mundial, e que os usuários de streaming terão que pagar mais por isso.

Em algumas regiões operadoras com uma área de cobertura mais modesta estão aproveitando toda essa repercussão para enfatizar que os seus serviços não serão tarifados via franquia de dados. Nós entramos em contato com algumas dessas operadoras, caso queira conferir, clique aqui.

Perguntas e respostas importantes sobre o método de cobrança via franquia de dados para internet fixa

Caso você seja contra a essa mudança, no momento a saída é participar de alguns abaixo-assinados espalhados pela internet. Os dois mais fortes  até o momento são os seguintes:

AVAAZ – clique aqui para assinar

Proteste – clique aqui para assinar

Enquanto a Anatel praticamente “lavou suas mãos” em relação ao assunto, orgãos como o Procon tentam fazer sua parte em defesa do consumidor, inclusive o Procon de Fortaleza, disse que multará as operadoras que aplicarem a franquia, enquanto a unidade do RJ, já notificou a Claro, Oi e Vivo, para que seja esclarecido todos os pontos de como funcionará esse método de cobrança.

Qual a sua opinião em relação a declaração do presidente da Anatel? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X