Adobe confirma: Chrome para Android não rodará Flash

No final do ano passado a Adobe anunciou o fim do Flash mobile, deixando de atualizar a versão para Android e eliminando a possibilidade de lançá-lo para novos navegadores ou plataformas. Isso apenas no ramo mobile, como smartphones e tablets, claro. Nos desktops ele continua sendo desenvolvido, embora o interesse parece diminuir sem chances de volta – ainda mais considerando a explosão dos acessos por celulares e tablets, algo que cresce sem parar.

Além do iOS o Windows 8 também não gosta de plugins: a interface padrão (Metro) do IE no Windows 8 não rodará nada em Flash. A versão desktop não é tão amigável para telas de toque, provavelmente a Metro será usada na maior parte do tempo. Isso enfraquece ainda mais o Flash mobile. E agora mais um programa coloca outra pedra sobre o mesmo: o Chrome para Android.

Especula-se que o Chrome para Android será o navegador padrão do robozinho verde daqui algum tempo, o que faz sentido – ficaria ruim para o Google manter dois navegadores sendo um bem melhor do que o outro. Só que o Chrome para Android não roda o Flash, e parece que nunca rodará.

A própria Adobe confirmou nesta semana que não irá desenvolver uma versão do Flash para o Chrome for Android, atualmente em beta.

Com o fim de um dos seus maiores sucessos, o jeito é tentar se adaptar ao mercado. Ela investe em ferramentas para criação em HTML 5 e no aproveitamento de conteúdo em Flash na forma de aplicativos mobile, área na qual vem tendo sucesso. Além disso a Adobe também trabalha desenvolvendo padrões CSS, que futuramente serão adotados por todos os navegadores, tanto desktops como mobile.

O Adobe Edge é uma ferramenta para criação em HTML 5. Ela tenta trazer a forma de trabalho do Flash para os desenvolvedores já acostumados, que não são poucos. Tanto o HTML 5 como o Edge ainda precisam – e vão – evoluir bastante, mas é bom ver que algo está sendo feito nesse sentido. Naturalmente ferramentas de outros fabricantes – e até mesmo livres – surgirão, criando uma concorrência. Se o Edge fará sucesso ou não só iremos saber com o tempo, já que além de comercial a concorrência poderá ser forte. É fácil imaginar isso considerando que o HTML 5 é um padrão totalmente aberto, diferente do SWF do Flash. Existiam ferramentas de terceiros para criação em Flash, mas nada tão completo e direto como o produto da própria mantenedora das especificações. A situação atual (e futura) é bem diferente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X