IE 10 no Windows 8: mais um passo para o fim dos plugins

IE 10 no Windows 8: mais um passo para o fim dos plugins

No blog do IE foi reforçado nesta semana um aviso já dado anteriormente sobre o Windows 8 e o IE 10: o navegador principal do Windows 8 não suportará plugins. Sites que exigem a presença do Flash, Java ou outro elemento qualquer não rodarão na interface Metro.

De uns tempos para cá o cenário mudou bastante. Cada vez mais sites suportam uma experiência livre de plugins pensando nos navegadores mobile, especialmente o do iOS, que sempre recusou o Flash. A MS quer tornar algo parecido para os tablets com Windows 8. Evitar plugins permite economizar energia (especialmente considerando o tão mal otimizado Flash) e torna o sistema mais seguro, já que há um componente de terceiro a menos (nesse sentido o Java parece ser o vilão).

No Windows 8 o IE terá dois modos: a interface Metro, em tela cheia, e o tradicional, que roda no desktop. Os sites que realmente precisam de plugins poderão rodar na versão desktop dele. Para isso a recomendação é incluir um dado no cabeçalho HTTP ou via meta tag, especificando que os plugins para o IE são exigidos.

No cabeçalho HTTP a linha envolvida é esta:

X-UA-Compatible: requiresActiveX=true

E a meta tag, normalmente mais fácil de implementar:

<meta http-equiv=”X-UA-Compatible” content=”requiresActiveX=true” />

Com isso o IE 10 exibirá um aviso para alternar para a versão desktop:

IE10: sem plugins na interface padrão (Metro)

O ideal mesmo é tentar se livrar dos plugins, já que é possível manter o mesmo código para IE, Firefox, Chrome, Opera, Safari, entre outros – incluindo as versões mobile dos principais navegadores. O HTML 5 ainda está longe de fazer tudo o que o Flash permite, mas a necessidade para a mudança está aí.

Dá para dizer sem hesitar que a ação foi inciada pela Apple a partir do momento que recusou o Flash no iOS. Se dependesse do Android o Flash continuaria presente nos smartphones e tablets, mesmo oferecendo uma experiência longe do ideal, trazendo eventuais problemas de segurança e, principalmente, chupando a carga da bateria. É bom para a web e ruim para Adobe e para a própria Microsoft, que verá seu Silverlight sofrer um pouco. Afinal mudar para o IE no desktop vai ser chato para quem estiver gostando dele na interface Metro, sem contar as abas já abertas lá e o choque visual que ocorre ao alternar entre ambas as interfaces…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X