Adobe lança atualização de segurança para o Flash Player

A Adobe lançou uma correção de segurança às pressas para o Flash Player 10.3.181.16 ou anterior, em várias plataformas: Windows, Mac, Linux e Solaris. A versão 10.3.185.22 ou anterior no Android também é afetada, mas ela vai esperar mais alguns dias pela correção.

A falha é de cross-site scripting, e já está sendo explorada por meio de mensagens de e-mail. Detalhes podem ser vistos na página de boletins de segurança da Adobe.

Para verificar a versão instalada você pode acessar esta página, e a atualização pode ser feita pelo painel de controle do Flash nas preferências do seu sistema, caso use uma versão recente. Outra forma é simplesmente baixar o instalador novamente.

Quem dera se o Flash tivesse problemas de segurança. Desempenho e travamentos também são comuns. Eis o ódio que alguns têm do Flash. Um elemento essencial para a web atual, sem o qual muitos sites de entretenimento não funcionam, porém é proprietário e depende de uma única empresa.

Se fosse algo open source embutido nos navegadores problemas assim seriam isolados, afetando uma ou outra implementação em determinado navegador – exatamente o que ocorre com as falhas comuns nos navegadores, por exemplo, nos motores interpretadores de HTML e Javascript. Até o HTML 5 segurar a barra de vários projetos gráficos pesados, teremos que aguentar o Flash. Pelo menos a Adobe já está bem ciente de que o Flash não será eterno, uma vez que vem preparando ferramentas para conversão de Flash para HTML 5 há algum tempo (o Wallaby).

Ah, falando em Adobe e Flash, não tem como não lembrar da briga com a Apple. O CEO da Adobe deu a briga como encerrada. A Apple não quer o Flash nos seus dispositivos mobile, mas não tem problema. Shantanu Narayen comentou em entrevista ao Wall Street Journal que os tablets com Android superarão o iPad, assim como ocorre com os smartphones. E no Android o Flash é bem-vindo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X