Adobe exibe conversor de Flash para HTML 5

A Adobe exibiu um conversor de Flash para HTML 5 essa semana na sua conferência Adobe MAX. O trabalho no projeto parece bastante promissor: se o HTML 5, CSS 3 e novos scripts tomarão o lugar do Flash a longo prazo, como alguns dizem, o Flash poderá não “morrer”, mas servir como uma poderosa ferramenta de criação de animações, já que ele é bastante popular entre profissionais da web.

A ferramenta de exportação está em desenvolvimento e apenas foi exibida, nada foi citado quanto a possível data de lançamento ou preview público. Confira o vídeo:

O resultado final não é apenas HTML, é claro, porque um site moderno não se faz só com HTML – entram CSS, Javascript e imagens. O que importa, de fato, é que a Adobe pretende ter algo futuro para converter projetos do Flash que rodarão nativamente num navegador usando as tecnologias abertas da web, sem depender do seu plugin – funcionando bem em qualquer dispositivo, como nos produtos mobile da Apple, que não possuem Flash.

Os rumores de que o Flash irá “morrer” nos próximos anos não são muito certos, porque há inúmeros sites que usam Flash para as mais diversas coisas e continuarão usando por um bom tempo (players, navegação interativa com efeitos visuais bonitos, anúncios deslizantes, etc). Sem falar que os novos padrões da web ainda estão em desenvolvimento, não são suportados por todos os navegadores e não podem fazer tudo o que o Flash já faz há tempos.

Se a ferramenta da Adobe funcionar bem, quando for lançada será uma opção interessante no mercado. Codificar em HTML puro é uma tarefa árdua para muita gente, imagine então em HTML 5 com as animações… Haja código. Seria bem mais fácil criar os projetos num ambiente visual já consolidado, como o Flash (mesmo sendo proprietário), e apenas exportá-los, sem precisar tocar no HTML – pelo menos em projetos grandes, que levariam muitos dias se codificados à mão.

É de se imaginar que mais pra frente novos programas do tipo apareçam, inclusive livres, permitindo criar animações usando uma interface relativamente fácil e tendo o resultado salvo em HTML 5 e todo o conjunto de linguagens padrões da web.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X