Adobe lança Wallaby: ferramenta de conversão de Flash para HTML5

Adobe lança Wallaby: ferramenta de conversão de Flash para HTML5

A Adobe não apenas lançou o seu reprodutor de vídeos HTML5 próprio, e adicionou as ferramentas de exportação para HTML5 ao Adobe Illustrator e Dreamweaver CS5, mas agora finalmente lançou uma ferramenta experimental de conversão de Flash para HTML5, com codinome Wallaby, no Adobe Labs. O Wallaby, atualmente na fase Prerelease 1, é um aplicativo AIR que permite aos designers e desenvolvedores converterem arquivos do Adobe Flash Professional (FLA) em HTML5 com um simples arrastar e soltar. A Adobe afirma que ainda não há um cronograma para a tecnologia experimental, já que está em uma fase de testes e validação.

Um porta-voz da empresa disse: “a Adobe convida os clientes a baixarem essa ferramenta, testarem o código que ele gera, e fornecerem feedback sobre a forma como estão usando isso. Com mais de 3 milhões de desenvolvedores de Flash na comunidade criativa, a Adobe continua a procurar novas maneiras de ajudá-los a desenvolverem as suas competências existentes e tornarem seus conteúdos disponíveis para o maior público possível. Respostas sobre a tecnologia Wallaby permitirá à Adobe compreender melhor quais os tipos de inovações são necessárias em nossos investimentos de longo prazo, em ambas as tecnologias Flash e HTML5”.

Em outubro do ano passado, a Adobe fez uma impressionante demonstração da ferramenta. E agora a Adobe diz que o Wallaby está sendo lançado no Adobe Labs em resposta à enorme quantidade de interesse dos clientes, depois da primeira vez que foi demonstrado. A ferramenta permite aos desenvolvedores facilmente reutilizarem gráficos, máscaras e animações a partir de seus projetos em Flash para um arquivo HTML. Este processo leva horas para ser feito a mão; a ferramenta avisa quais elementos não podem ser convertidos, como máscaras animadas, filtros e ActionScript.

A ferramenta não gera um código perfeito, mas a capacidade de exportar suas animações de Flash para HTML, mesmo que o código final precise de uma limpeza, certamente será apreciado por muitos desenvolvedores. O Flash não vai morrer tão cedo, mas muitos vão querer a ferramenta para que seus conteúdos possam ser executados em dispositivos que não ofereçam suporte ao plugin da Adobe, incluindo os baseados no sistema iOS, como iPad, iPhone e iPod touch.

Flash para HTML5 convertido com o Wallaby

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X