Youtuber deixa o Galaxy Z Fold 4 com cara de Windows Phone e Windows 10

O smartphone dobrável Galaxy Z Fold 4 foi lançado no começo de agosto, durante o Galaxy Unpacked. Trata-se de um smartphone topo de linha, com uma tela incrível, alto poder de processamento e funcionalidades diferenciadas. No entanto, alguém teve a ideia de deixar o novo smartphone da Samsung com a cara do Windows 10 e do finado Windows Phone. E sabe o que é pior? Deu certo!

O youtuber Mark Spurrell teve que usar dois launchers e configurar algumas automações na Bixby Routines para conseguir essa proeza. Caso você não saiba, launchers são aplicativos que substituem a tela inicial do Android. Era algo muito comum alguns anos atrás. Hoje em dia já não se usa tanto. A interface padrão das fabricantes já é bem decente em todos os sentidos.

Leia também
Samsung lança Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 no Brasil; confira os preços
Samsung: smartphones dobráveis ​​serão o novo padrão da indústria até 2025

Dois launchers – Dois sistemas

Galaxy Z Fold 4 Windows
Galaxy Z Fold 4 com interface do Windows Phone e Windows 10

O primeiro launcher usado por Mark foi o Square Home. Ele é gratuito e troca a interface padrão do Android por uma interface similar à do Windows Phone. Ou seja, este launcher é baseado em uma tela inicial com quadrados e retângulos. O youtuber usou este launcher na tela externa do Galaxy Z Fold 4.

O segundo launcher, desta vez destinado à tela interna do Galaxy Z Fold 4, é o Win-X Launcher. O seu objetivo é deixar a interface do Android o mais parecida possível com o Windows 10.

E como você pode ver no vídeo abaixo, essa gambiarra funcionou muito bem! Eu fiquei impressionado principalmente com o Win-X Launcher. Muitas funções do Android funcionam como o esperado. Alguns exemplos são: área de notificações, o relógio e o calendário no canto inferior direito da tela, configurações rápidas, Windows Explorer e até o menu Iniciar se parece bastante com o sistema operacional da Microsoft.

Bixby Routines para automatizar tudo

Configurar um launcher até que é fácil. Mas dois launchers em um aparelho que tem duas telas não é uma tarefa tão fácil assim. Para tanto, o youtuber teve que configurar também algumas automações. E para isso ele usou o aplicativo Bixby Routines.

Como a interface Win-X Launcher está definida como padrão, Mark Spurrell teve que configurar pelo menos duas automações. A primeira é ir para a tela inicial ao abrir o Galaxy Z Fold 4. Assim o celular já abre com o visual do Windows 10. A segunda automação ativa o launcher Square Home sempre que o celular é fechado. Assim ele usa o sistema com a cara do Windows Phone na tela pequena.

Obviamente que alguns bugs ainda acontecem. Por exemplo, às vezes o Win-X Launcher demora a ser executado quando o Galaxy Z Fold 4 é aberto. Em outras vezes o launcher Square Home não é executado automaticamente. Aí é necessário que o usuário abra o aplicativo manualmente.

De qualquer maneira, isso não deixa de ser um feito bem interessante. Mostra o potencial de personalização que o celular dobrável da Samsung proporciona. É possível ter duas telas diferentes, cada uma delas com um objetivo distinto. Tudo vai depender da necessidade e da criatividade de cada um.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!