Depois de algumas semanas soltando teasers e informações sobre o novo aparelho, a Nothing finalmente estreou no mundo dos smartphones e revelou oficialmente o Nothing Phone 1, em um evento liderado pelo cofundador da OnePlus, Carl Pei.
Ele chega ao mercado com um diferencial muito interessante, que é a sua traseira transparente que revela um sistema de notificações e também conta com luzes LED para um visual diferenciado.
Leia também:
A demanda por smartphones no mercado global continua a diminuir
O que é e como funciona o zoom óptico nos smartphones?
Um visual singular em meio a pluralidades
A parte traseira do Nothing Phone 1 é, sem dúvidas, o seu ponto de destaque, já que traz ao aparelho um visual que o destaca em meio a tantos smartphones semelhantes no mercado. Ela é transparente, mas diferente do que muitas pessoas acreditam, não revela os componentes reais do dispositivo e sim uma interface chamada de Glyph.
Essa interface conta com mais de 900 LEDs, trazendo a capacidade ainda de mostrar notificações e até mesmo informações extras como o tempo que falta para que o celular recarregue por inteiro ou se o carregamento reverso está ativo.
As luzes também foram integradas com as chamadas do aparelho, fazendo com que elas acendam quando recebe uma ligação. Elas também mostram quando a câmera está ativada e filmando.
Nothing Phone é intermediário, mas com opção de RAM de até 12 GB
Tirando o visual de destaque, o aparelho também conta com especificações interessantes, embora não sejam top de linha. Para começar, o processador não é o mais avançado da Qualcomm e sim o Snapdragon 778G+. Porém nem por isso deixa de ser poderoso para o que se propõe.
Ele oferece ainda até 12 GB de memória RAM (LPDDR5) e capacidade de armazenamento de até 256 GB (USF 3.1). Seu corpo é feito com materiais reciclados, tanto plásticos quanto alumínio, que garantem mais durabilidade e elegância.
Já a tela é OLED, com 6,55 polegadas e resolução FHD+. Ela conta com suporte para HDR10+ para melhorar a qualidade da imagem, om brilho máximo de 1200 nits e médio de 500 nits. Sua taxa de atualização é de 120 Hz, tornando a navegação mais fluida e mais responsiva, principalmente durante os jogos. A amostragem de toques chega a até 240 Hz.
É na tela que fica também o leitor de impressões digitais, que já é integrado e aumenta a segurança do uso do aparelho.
O conjunto de câmeras na traseira é duplo e ambos formados por sensores de 50 MP. O primeiro é a câmera principal, com sensor Sony IMX766, abertura de F/1.88 e estabilização óptica e eletrônica de imagem. Em seguida vem a grande angular, com sensor Samsung JN1, contando com um ângulo de visão de 114 graus.
Já na parte frontal o aparelho vem com uma câmera de selfie de 16 MP e com sensor Sony IMX471. Tanto a parte frontal quanto traseira são protegidas com vidro Gorilla Glass.
Sua bateria é de 4.500mAh e conta com carregamento rápido de até 33W com fio e até 15W sem fio. Ele vem com o recurso de carregamento reverso (15 W) para carregar outros aparelhos que também contam com essa vantagem.
No mais, ele conta com conexão 5G, Wi-Fi dual band, som estéreo, Bluetooth 5.2 e NFC para quem faz pagamentos por aproximação. O Nothing Phone 1 também já vem com certificação IP53 que garante proteção contra respingos de água e poeira. Ele vem de fábrica com o Android 12 e a interface da empresa, a Nothing OS.
A Nothing revelou que o Nothing Phone 1 contará com três grandes atualizações do Android e quatro anos de atualizações de segurança a cada 2 meses.
Um detalhe do lançamento do novo smartphone é que, seguindo a tendência de algumas outras fabricantes, ele não vem com carregador na caixa.
Preço e disponibilidade
O Nothing Phone 1 terá duas opções de cores, sendo elas branca ou preta. O preço depende das configurações escolhidas.
Para o modelo de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, o preço é de 499 euros, que quando convertido sem levar em consideração taxas e impostos, fica algo em torno de R$ 2.725.
Já o modelo com 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, esse valor sobe para 549 euros, que em conversão direta dá algo em torno de R$ 3.000.
Especificações completas do Nothing Phone 1
- Tela OLED de 6,55 polegadas com resolução FHD+
- Display com furo e taxa adaptativa de 120 Hz
- Plataforma Qualcomm Snapdragon 778G Plus
- GPU Adreno 642L
- 8 GB ou 12 GB RAM
- 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno
- Câmera frontal de 16 MP
- Duas câmeras traseiras: Lente principal com sensor de 50 MP (Sony IMX766, f/1.8, OIS e EIS) e lente ultrawide com sensor de 50 MP (f/2.2, modo Macro e EIS)
- Conexão 5G, Dual-SIM, som estéreo, IP53, Bluetooth 5.2, NFC e WiFi em banda dupla
- Bateria de 4.500 mAh com carregamento de 33W com fio, 15W sem fio e 5W reverso
- Android 12 com interface Nothing OS
- Dimensões: 159,2 x 75,8 x 8,3 mm
- Peso: 193,5g
Fonte: TheVerge