A demanda por smartphones no mercado global continua a diminuir

A demanda por smartphones no mercado global continua a diminuir

Uma pesquisa realizada pela Counterpoint Technology Market Research sugere que as vendas de smartphones estão caindo globalmente. Isto é devido a várias razões. A situação geopolítica atual, inflação alta, escassez de componentes eletrônicos e uma interrupção na operação dos canais logísticos.

Em maio, as remessas globais de smartphones caíram abaixo de 100 milhões de unidades para 96 ​​milhões de unidades. Esse padrão só é visível pela segunda vez em um período de quase dez anos. As entregas diminuíram 4% em relação a abril deste ano e 10% em relação a maio de 2021.

Comentando sobre as pressões inflacionárias, o diretor de pesquisa Tarun Pathak disse: 

“A substituição impulsiona a demanda por um smartphone, especialmente nas economias avançadas, o que o torna uma compra ilimitada. E as pressões inflacionárias estão levando a um sentimento pessimista do consumidor em todo o mundo, com pessoas adiando compras não essenciais, incluindo smartphones. O fortalecimento do dólar americano também está prejudicando as economias emergentes. É provável que um segmento de consumidores espere por promoções antes de comprar para compensar algumas das pressões de custo“.

 

Observe que em uma base anualizada, a demanda por smartphones vem caindo por 11 trimestres consecutivos. No ambiente atual, os consumidores estão adiando compras não essenciais, incluindo smartphones. Analistas dizem que muitos compradores em potencial estão esperando por descontos e promoções para compensar o aumento no custo dos gadgets.

Comentando sobre o mercado da China e a crise da Ucrânia, o analista sênior Varun Mishra disse: 

“Os bloqueios da China e a desaceleração econômica prolongada têm prejudicado a demanda doméstica e prejudicado a cadeia de suprimentos global. O mercado de smartphones na China se recuperou ligeiramente mês a mês em maio, à medida que os bloqueios diminuíram, no entanto, permaneceu 17% abaixo de maio de 2021. Pode ser necessário definir um novo tamanho de mercado de referência para o mercado de smartphones da China. Soma-se a isso a incerteza criada pela crise Rússia-Ucrânia, que está prejudicando a demanda no Leste Europeu. Nenhum dos OEMs parece não ter efeito do impacto negativo na demanda devido a uma combinação desses fatores.”

Ao mesmo tempo, a baixa demanda leva a um aumento nos estoques, o que, por sua vez, provoca uma redução na oferta. As vendas do segundo trimestre de 2022 provavelmente serão baixas, mas a situação começará a se estabilizar no segundo semestre do ano.

Fonte: Gizchina

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X