A Motorola revelou o Moto G53 nesta quinta-feira (15), além do poderoso Moto X40, sobre o qual falamos ontem por aqui. O novo smartphone intermediário da Motorola conta com uma câmera dupla e uma tela com taxa de atualização de 120 Hz.
Ele também vem com o Android 13 de fábrica, a versão mais recente do sistema operacional do Google, suporte ao 5G e um preço mais acessível para os consumidores. Nos próximos parágrafos mostro mais detalhes deste novo celular.
Leia também
7 celulares lendários da Motorola
Motorola lança o Moto X40 com chip Snapdragon 8 Gen 2; confira os demais detalhes
Conjunto de hardware do Moto G53
O Moto G53 foi lançado como parte da estratégia da Motorola para promover o 5G. O smartphone intermediário conta com variantes cuja quantidade de memória RAM varia entre 4 GB ou 8 GB. No entanto, ambos possuem armazenamento interno de 128 GB, expansível com um cartão de memória de até 1 TB.
Infelizmente, a marca não divulgou o modelo do processador utilizado, se limitando apenas a dizer que se trata de um chip Qualcomm com oito núcleos de processamento. Vale lembrar que o Moto G52, lançado no Brasil em maio de 2022, possui o Snapdragon 680, mas apenas 4 GB de RAM.
Outro destaque do Moto G53 é sua bateria de 5.000 mAh. É uma capacidade suficiente para dois de uso sem precisar conectar o smartphone na tomada. Por outro lado, a recarga é de apenas 18 watts. Já há outros dispositivos da mesma categoria com suporte a recargas de 25 watts. O smartphone vem com o Android 13 de fábrica, mas ainda não se sabe por quanto tempo a Motorola vai oferecer atualizações para ele.
Tela que decepciona
O novo celular da Motorola apresenta uma tela um tanto quanto controversa. Já explico o porquê. Ela tem 6,5 polegadas e possui uma taxa de atualização de 120 Hz, superando os 90 Hz da geração anterior. Ou seja, o Moto G53 entrega gráficos mais fluidos, especialmente em jogos otimizados.
No entanto, há alguns pontos que desanimam o consumidor interessado em adquirir o aparelho. Primeiramente, a tela do Moto G53 possui uma resolução HD+, inferior à tela Full HD+ do Moto G52. Em pleno 2022, ano da tecnologia, ano da Copa do Mundo, a Motorola está lançando celulares com telas cuja resolução é apenas HD. Não dá pra entender isso.
Mas a coisa fica pior. O Moto G53 possui um painel LCD, enquanto a edição anterior tinha uma tela pOLED. Em outras palavras, ao invés de evoluir ou de ao menos manter a mesma qualidade, o Moto G53 sofreu um verdadeiro downgrade no quesito tela. A câmera frontal, por sua vez, seguiu o mesmo caminho e também sofreu uma redução, passando de 16 megapixels para apenas 8 megapixels.
Conjunto fotográfico
O Moto G53 possui um conjunto fotográfico bastante destacado, que inclui uma câmera principal de 50 megapixels e outra de 2 megapixels, destinada à fotografia macro. O pixel binning é uma tecnologia interessante presente neste aparelho, pois permite agregar quatro pixels em um só, resultando em imagens de 12,5 megapixels com maior definição.
Além disso, essa funcionalidade ajuda a melhorar a captura de luz em condições de pouca luminosidade. No entanto, o smartphone não conta mais com o sensor de 8 megapixels com lente ultrawide. Assim, ao invés de três câmeras, o aparelho conta apenas com duas câmeras traseiras.
Preço e disponibilidade
Apesar do downgrade em algumas especificações, o Moto G53 ainda mantém seu apelo para um público bem específico. No entanto, por ora, o aparelho só está disponível na China.
Lá, o modelo com 4 GB de RAM tem o preço sugerido de 899 iuanes, o que equivale a aproximadamente R$ 685 em conversão direta. Já a versão com 8 GB de RAM tem o valor sugerido de 1.099 iuanes, ou cerca de R$ 840.
A vantagem deste lançamento é o seu preço acessível, já que se trata de um produto que se adequa a demandas mais simples do cotidiano. Portanto, para quem deseja um smartphone barato e adequado apenas para as tarefas mais básicas, creio que o Moto G53 é uma boa pedida.
No entanto, ainda não há informações sobre a data de lançamento do celular no Brasil e em outros países.
Moto G53 – Ficha técnica completa
- Tela: LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+ (1600 x 720 pixels) com taxa de atualização de 120 Hz;
- Processador: processador octa-core da Qualcomm
- Memória RAM: 4 GB e 8 GB;
- Armazenamento: 128 GB;
- Câmera traseira: Principal: 50 megapixels | Macro: 2 megapixels;
- Câmera frontal: 8 megapixels;
- Bateria: 5.000 mAh com recarga de 18 watts;
- Sistema operacional: Android 13;
- Conectividade: entrada dedicada para fones de ouvido (3,5 mm), porta USB-C, 2G, 3G, 4G, 5G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS e NFC;
- Dimensões: 162,7 x 74,66 x 8,19 mm;
- Peso: 183 gramas;
- Cores: branco e preto.
Fontes: Gizmochina e GSMArena