7 celulares lendários da Motorola

7 celulares lendários da Motorola

Você consegue lembrar alguns dos celulares lendários da Motorola? A empresa, que já tem um caminho bastante longo no mercado de celulares e de smartphones, conta com diversos aparelhos em seu portfolio, incluindo alguns que merecem destaque pela importância tanto na indústria quanto para os consumidores.

Neste artigo, separamos 7 modelos que se destacaram tanto por trazer inovações quanto por se tornarem sucesso em vendas e aprovação entre os consumidores. Confira:

Leia também:

Motorola lança no Brasil o Moto G42, com tela OLED e bateria de longa duração
Smartphone 5G mais fino do mundo, o Motorola Edge 30, chega ao Brasil

7 celulares lendários da Motorola

A Motorola é uma empresa que certamente tem um papel muito importante no universo dos dispositivos móveis. Ela surgiu como uma grande rival da Nokia na época, e conseguiu se consagrar ao apresentar ao mundo o primeiro celular da história.

Ela foi, então, uma das pioneiras no setor da telefonia móvel, e posteriormente acabou passando por algumas dificuldades até vender todo seu portfolio de patentes e sua divisão mobile para o Google. Pouco depois, o Google passou esse setor para a LeNovo.

Confira 7 modelos de celulares da Motorola que fizeram história ao longo desses anos.

DynaTAC 8000X (1974/1983)

Motorola

Nada melhor do que começar essa lista de celulares lendários da Motorola com o primeiro celular do mundo, não é? O DynaTAC foi apresentado ao mundo em 1974, quando o engenheiro eletrotécnico Martin Cooper da Motorola revelou o protótipo para o aparelho, que se chamaria Motorola DynaTEC 8000X.

Ele só começou a ser comercializado cerca de 10 anos depois, em 1983, e contava com algumas características interessantes como 30 minutos de memória e uma bateria que durava apenas 1 hora em conversa e 8 horas em tempo de conversação. Ou seja, a ideia é que ele fosse usado como portátil mais apenas durante as ligações mesmo, já que entre elas era melhor manter carregando.

MicroTAC (1989)

Motorola

O MicroTAC foi um precursor para os smartphones flips e por isso ganha seu destaque na lista de celulares da Motorola. Ele foi fabricado inicialmente em 1989, porém na sua versão analógica. Em 1994, ganhou versões compatíveis com GSM e TDMA/Dual Mode. Seu novo design chamado de “flip” permitia que os números do aparelho fossem protegidos com uma pequena capa que se abria na hora de digitar e conversar.

Esse design fez tanto sucesso na época que acabou se tornando uma inspiração para muitos aparelhos do tipo flip, inclusive vendidos até hoje. Ele vinha com o teclado que era padrão, de 12 botões, e ainda contava com botões como para ligar, o de funções, o de nome/menu, finalizar ação, enviar, limpar, armazenar e recuperar. Na lateral do celular ainda tinha os botões de ajuste de volume.

Star TAC (1996)

Motorola

O Star TAC foi um dos grandes sucessos da Motorola e por isso, até hoje, está listado como um dos aparelhos mais vendidos do mundo! Foram cerca de 60 milhões de unidades. O sucesso se deu principalmente pela renovação do visual de celular da época, com um design mais compacto e considerado portátil de verdade.

Ele podia ser dobrado ao meio, em um estilo chamado de “clamshell”, por se parecer com uma concha. Um de seus destaques é que ele foi um dos primeiros aparelhos a contar com alertas por vibração, algo praticamente inédito naquela época. Outra vantagem do Star TAC é que ele chegou, além de menor, também bem mais leve, pesando apenas 88 gramas.

Razr V3 (2004)

Motorola

Quem já tinha idade suficiente para ter um celular nos anos 2000 certamente já teve ou já sonhou em ter um Razr V3, que foi um sucesso absoluto na época, principalmente entre os jovens. Na época, onde ainda não havia iPhone ou smartphones Android, a indústria dos celulares era bem mais simples, e o que tinha de mais avançado era a possibilidade de fazer download de toques e de papeis de parede.

Foi nesse cenário que a Motorola apresentou o primeiro celular da linha Razr, com um design muito interessante, fino e bonito. Na verdade, esse foi seu ponto alto, porque até então os celulares eram bem mais focados em recursos do que no visual em si. Na época que foi descontinuado, em meados de 2008, ele já tinha vendido mais de 130 milhões de unidades.

DEXT (2009)

DEXT

O Motorola DEXT se tornou um celular icônico da Motorola por ser, principalmente, o primeiro deles a vir com o sistema operacional Android. A empresa até demorou um pouco em relação as outras para finalmente lançar o seu smartphone, mas em 2009 ele chegou ao mercado com a versão 1.5 do sistema operacional do Google.

Uma das suas marcas registradas era o teclado físico deslizável para quem gostava de digitar com mais espaço, embora mostrasse 3 botões touch na parte da frente quando ele estava fechado, com as opções de ver os aplicativos abertos, a home e a de voltar. Além disso, ele tinha uma tela de 3,1 polegadas, memória RAM de 256 MG e 1 GB para armazenamento interno.

Moto G (2013)

moto g

O Moto G foi o primeiro da linha, lançado em 2013, e se tornou um dos grandes lançamentos da Motorola. Inclusive, ele foi o responsável em fazer com que a Motorola voltasse ao top de fabricantes de smartphones na época e se tornou um queridinho de muitos, principalmente aqui no Brasil.

Depois de apenas seis meses desde o seu lançamento, ele já tomou o posto de celular mais vendido da empresa. O motivo desse sucesso tanto era, principalmente porque ele chegou ao mercado a um preço bastante acessível e com configurações mais avançadas, o que fez com que muitos consumidores quisessem entrar nessa lista. Sua linha ainda se mantém até hoje e continua sendo um dos pontos fortes da empresa para quem busca por intermediários.

Nexus 6 (2014)

Quando o Nexus 6 foi revelado, muitos achavam que o 6 era apenas uma referência à edição do mais novo smartphone do Google, porém pegou muitos de surpresa ao ser revelado que na verdade era uma referência ao tamanho da sua tela. Fabricado pela Motorola, esse aparelho, que ficou conhecido como phablet, colocou o Google nessa caminhada.

Também conhecido como híbrido, o aparelho é uma mistura de smartphone com tablets, com funções do primeiro e tamanho do segundo. O Nexus 6 se tornou icônico justamente por pavimentar esse caminho e se tornar uma referência para os modelos que viriam a seguir. Ele chegou ao mercado com o Android 5.0

Você já teve algum desses? Qual é o seu celular da Motorola preferido?

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X