Além de um ecossistema completamente singular, há uma diferença muito importante entre o iPhone e qualquer outro aparelho que roda o sistema Android: o processo de perda do valor. É muito comum comprar um aparelho e já olhar lá na frente, vislumbrando uma possível venda, seja para adquirir ou novo modelo ou apenas para arrumar uma grana para investir em outra coisa. Nesse aspecto o iPhone acaba sendo mais interessante, já que o processo de desvalorização ocorre de forma bem mais devagar quando comparado os modelos Android.
Algumas pesquisas traduzem em números essa diferença. De acordo com dados da empresa B-Stock, revelado no ano passado, o iPhone X era o equipamento com a menor desvalorização do mercado. Passado um ano de lançamento o aparelho perde apenas 32% do valor. O primeiro Android da lista é o Galaxy S8, em quinto lugar, o aparelho perdeu 58% do valor após um ano de lançamento.
Quando o objetivo é vender o aparelho, repassá-lo para alguém, ou até mesmo apenas tentar reverter travamentos constantes, uma das primeiras ações a serem tomadas é a formatação, restaurando-o para o modo de fábrica, apagando todas as suas informações pessoais e retornando com as configurações de “loja”. Aqui no Hardware.com.br já publicamos um tutorial sobre como formatar aparelhos da Samsung, e agora chegou a vez de conferir o passo a passo para que você formate e restaure o iPhone.
Como formatar o iPhone
Há duas formas de formatar o iPhone. A primeira é diretamente pelo aparelho, nas configurações, e a segunda pelo iTunes. O passo a passo aqui apresentado também vale para o iPad. Vamos começar pelo passo a passo a ser realizado para a formatação diretamente no aparelho:
Formatação pelo aparelho
- Primeiramente saia da sua conta iCloud vinculada ao aparelho. O caminho é o seguinte: ajustes > seu nome > finalizar sessão
- Após sair da conta, inicie o processo de formatação indo até ajustes e clicando em geral
- Na nova tela clique em “redefinir”
- Clique em “apagar conteúdo e ajustes”
- A senha do aparelho será solicitada
- Confirme a operação clicando em “apagar iPhone”
Formatação pelo iTunes
O segundo método de restauração é pelo iTunes, software instalado diretamente no computador.
- Primeiramente instale a versão mais recente do iTunes no seu Mac ou PC
- Conecte via cabo o iPhone ou iPad ao seu computador
- Se aparecer uma mensagem solicitando o código de acesso do dispositivo ou um alerta “Confiar Neste Computador?”, siga as etapas na tela
- Selecione no iTunes o seu dispositivo, clicando no ícone ao lado do menu de Música no canto superior esquerdo
- No painel resumo – primeira sessão de ajustes, clique no botão restaurar iPhone
- Clique novamente em restaurar para confirmar a solicitação. Em seguida, o iTunes apagará o dispositivo e instalará a versão mais recente do software do sistema
- Após a restauração do dispositivo para os ajustes de fábrica o aparelho será reiniciado. Em seguida, você poderá configurá-lo como um novo aparelho.
Restaurando backup do iPhone pelo iCloud
Caso você realize a restauração apenas como uma maneira de tentar dar um up na performance do aparelho, é indicador fazer uso da restauração dos dados salvos no iCloud ou no iTunes. A diferença é que no primeiro os dados são armazenados na nuvem, enquanto no segundo caso as informações estão salvas diretamente no computador. O processo também é bem tranquilo. Siga os seguintes passos:
Restauração pelo iCloud
- Ligue o iPhone e passe pela tela de Olá
- Escolha a opção “Restaurar de um Backup do iCloud”
- Inicie sessão no iCloud com seu ID Apple
- Selecione um backup, escolha a opção mais recente
- Quando solicitado, inicie sessão com o ID Apple para restaurar os apps e as compras
- Aguarde a restauração ser concluída
Restauração pelo iTunes
- Instale o iTunes e conecte o seu iPhone ou iPad ao seu computador
- Selecione o iPhone, iPad ou iPod Touch clicando sobre o ícone correspondente no canto superior esquerdo
- Clique na opção “Restaurar Backup”
- Confira a data e o tamanho de cada backup e selecione o mais recente ou relevante de acordo com seu objetivo
- Pode ser que seja exigido a senha do iCloud ou do backup criptografado
- Clique em “Restaurar” e aguarde o processo ser finalizado
- Não desconecte o dispositivo quando ele reiniciar; aguarde a sincronização com o computador. Você poderá desconectar o dispositivo quando a sincronização for concluída.
Pronto. Processo de restauração finalizado. Aproveite para ler outros temas pertinentes ao mundo mobile que temos publicado no site. Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, seleção dos melhores celulares lançados em 2019, a dos melhores smartphones que custam até R$ 1.000 disponíveis no mercado brasileiro, dois excelentes aplicativos para bloquear chamadas e SMS indesejados, como criar uma senha realmente segura e os melhores aplicativos de teclado para instalar em aparelhos Android.
Você também deve ler!
Melhores aplicativos para ouvir música grátis
Melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente
Como reproduzir a tela do celular na TV