Como reproduzir a tela do celular na TV

Como reproduzir a tela do celular na TV

Há inúmeras maneiras de reproduzir a tela do celular na TV, seja por espelhamento da tela, com base em protocolos para transferência sem fio, como também por intermédio de meios físicos. Neste tutorial iremos apresentar algumas dessas maneiras.

Espelhamento com base no protocolo Miracast

Lançado em 2012 pela Wi-Fi Alliance, organização internacional responsável pela padronagem  e certificação de produtos com base no padrão IEE 802.11, o Miracast é um protocolo de comunicação ponto a ponto entre dispositivos, capaz de espelhar a tela do smartphone e tablet na TV, com base no padrão Wi-Fi Direct. 

Para usufruir desse padrão aberto, os dois pontos que irão estabelecer essa comunicação precisam ser compatíveis com a tecnologia. Atualmente é bem fácil fazer uso desse padrão, a gama de smartphones e SmarTVs compatíveis é bem ampla. No caso dos smartphones Android o Miracast é compatível com aparelhos que rodam o sistema a partir da versão 4.2.

Dongles também são compatíveis com esse protocolo. Exemplo, recentemente o Amazon Fire Stick 4K recebeu um update via software para habilitar o suporte ao Miracast. Alguns players Blu-Ray e projetores também suportam esse protocolo.

Infelizmente, devido as restrições impostas pela Apple, não é possível fazer uso do Miracast com o iPhone ou iPad. A gigante de Cupertino tem o seu próprio padrão para cuidar desse espelhamento, o AirPlay e AirPlay 2, compatível com o set-top-box Apple TV4K, e também com algumas TVs da Sony, Vizio, Samsung, e LG.

Além de espelhar a tela do smartphone na TV, com um sistema operacional compatível com o Mirecast, também é possível fazer o espelhamento da tela do computador em seu televisor. O Miracast é compatível com o Windows a partir da versão 8.1.

Outro pré-requisito para o espelhamento com base no Miracast é que os dispositivos que serão interconectados estejam na mesma rede Wi-Fi.  Neste tutorial lhe mostraremos como realizar o espelhamento com base no Miracast em um smartphone e smartTV da Samsung. Lembrando que você não precisa ter dispositivos da mesma marca, é apenas uma coincidência estarmos realizando esse procedimento com equipamentos do mesmo fabricante.

Utilizamos um smartphone Galaxy S8+. Os fabricantes costumam adotar suas próprias terminologias para designar o recurso. No caso da Samsung é chamado de Smart View. A Motorola, assim como a Sony, chama de “espelhamento de tela”. A LG usa o termo “Screen Share”,

Com seu smartphone e SmartTV conectados na mesma rede Wi-Fi, procure no seu aparelho celular a função responsável pelo espelhamento. No caso do nosso teste com o Galaxy S8+ é necessário deslizar a barra de notificações do Android e clicar sobre a função Smart View.

Automaticamente será realizada uma varredura para listar todos os dispositivos próximos que são compatíveis com o espelhamento. Serão listados os dispositivos compatíveis com o Miracast e com o protocolo do Google para essa finalidade, o Google Cast, que equipa o Chromecast e outros aparelhos.

Basta escolher o dispositivo que será utilizado para essa transmissão. A conexão será estabelecida e a TV irá espelhar todas as suas ações com o telefone celular. Quando conectado, o Smart View acrescenta um pequeno ícone flutuante na tela que é um painel de gerenciamento do espelhamento. Ao clicar neste botão você pode pausar a ação do espelhamento, ou desconectar.

Espelhando com o Chromecast (Google Cast)

O Google tem o seu próprio protocolo para espelhamento de conteúdo, o Google Cast, que há alguns anos foi rebatizado para o mesmo nome do seu dongle HDMI, o Chromecast. Assim como o AirPlay, da Apple, a tecnologia é proprietária, no entanto, está presente em gama de dispositivos bem mais variada que o da Apple. Além do próprio dongle do Google o recurso é encontrado em outro set-top-boxes e até em alto-falantes. O protocolo também é compatível com computadores com sistema Windows e Mac, além de SmarTVs com o sistema operacional Android TV.

Em relação aos televisores, a lista de modelos e fabricantes compatíveis com o Chromecast é bem variada. Há modelos da Vizio, Sharp, Sony, Toshiba, Philips, Polaroid, Skyworth e Soniq. Esse fator de pluralidade na compatibilidade também vale para os-alto-falantes. 7 marcas oferecem compatibilidade (Vizio, Sony, LG, Philips, Grunding, Polk e Bang & Olufsen ).

Outro ponto que joga a favor do protocolo de transmissão do Google é a lista de aplicativos compatíveis (mais de 1000 opções) com essa possibilidade de mandar o conteúdo do celular para a TV. O caso mais clássico é você abrir, por exemplo, a Netflix em seu celular e clicar no ícone que simboliza o Chromecast e habilitar a transmissão de um episódio ou filme na TV.

Para realizar esse controle você precisa de um aplicativo do Google, o Google Home. O espelhamento vale para dispositivos que rodem o Android 5.0 ou superior.

O passo a passo para espelhar a tela do seu celular para uma TV ou set-top-box compatível é o seguinte:

  • Conecte seu dispositivo Android à mesma rede Wi-Fi do Chromecast
  • Abra o aplicativo Google Home em se celular e clique sobre a guia conta, localizada no canto inferior direito
  • Role a página e clique sobre a função “espelhar dispositivo”
  • Clique em “transmitir tela/áudio
  • Basta agora selecionar o dispositivo compatível com Chromecast na lista e clicar sobre o nome atribuído à ele para iniciar a transmissão

Conectando o celular na TV por um cabo HDMI

Você também pode recorrer a um meio físico para realizar essa interconexão do celular com a TV. É um método bem simples, que, inclusive, não exige nenhuma configuração. Basta que você compre um cabo micro USB / USB-C (dependendo do plugue que o seu celular possuir) e um conector HDMI na outra ponta. O padrão mais conhecido e recomendado para este tipo de cabo é o MHL (Mobile High Definition).

Conecte seu celular nesse cabo, na parte correspondente ao USB, e o conector HDMI diretamente na TV. Evidente que você terá que selecionar nas configurações da sua TV a fonte de entrada correspondente ao HDMI, caso seu televisor tenha mais de uma conexão HDMI disponível. 

Você também deve ler!

Top 10: monitores custo x benefício

Melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente

Melhores smartphones para jogos

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X