O PS5 vem sendo um sucesso de vendas, até mesmo diante da atual escassez do produto no mercado. Há alguns dias, o console da Sony acabou sendo atualizado para uma nova versão de forma silenciosa, sem qualquer divulgação por parte da empresa, mas que foi notada por alguns vendedores e usuários.
As diferenças foram poucas, apenas um parafuso que é mais fácil de ser retirado usando a mão e uma diferença de peso 300 gramas mais leve. Isso levou algumas pessoas a tentarem entender o motivo dessa mudança de peso e foi descoberto que a versão revisada vinha com um sistema de resfriamento menor.
Isso acabou levantando dúvidas sobre a eficiência das novas versões do PS5 e principalmente do sistema de resfriamento se seria um problema ou não. Mas, felizmente, análises mais elaboradas revelaram que na verdade a versão revisada roda mais fria do que a versão original.
Leia também:
Sony informa redução no preço dos consoles e acessórios da PlayStation no Brasil
Sony deve continuar lançando jogos para o PS4 até 2023, diz analista
Nova versão do PS5 dissipa mais calor
Com toda essa dúvida sobre a eficiência das novas versões do PS5, o canal HardwareBuster resolveu realizar uma análise mais aprimorada para verificar se as modificações seriam de fato ruins para o desempenho do aparelho.
Para isso, eles realizaram medições com a ajuda de sensores especiais, verificando as temperaturas atingidas tanto pelos componentes internos como CPU, GPU e memória, quanto o calor dissipado. Os resultados mostram as diferenças das temperaturas entre a versão atualizada e a “antiga” do PS5.
Entre as técnicas usadas, eles mediram a velocidade da ventoinha e o consumo. Foi determinado que a versão atualizada roda com temperaturas mais baixas e também dissipa mais calor. De acordo com os resultados, ela pode rodar até 10 graus Celsius mais fria do que a antiga.
Também foi observado que existe uma diferença na temperatura das memórias da unidade, que nesse caso rodam mais quente na versão atualizada. Porém, eles reforçam que as temperaturas da CPU e GPU são mais importantes.
E, por fim, também foi comprovado que as versões atualizadas contam com uma temperatura maior na área de exaustor, o que significa que ele dissipa mais calor e por isso é mais eficiente.
Todas as versões serão atualizadas
Já foi comprovado que todas as versões do PS5 serão atualizadas, o que inclui tanto o modelo com leitor de discos quanto o modelo sem ele. Então de agora em diante, todas as novas unidades de PS5 que chegarem as lojas contarão com essa atualização e modificações.
Apesar dos testes realizados pelo canal, é importante que mais unidades do console sejam submetidas a testes para ver se essas variações são, de fato, notáveis em vários deles. Ainda assim, pela metodologia mais completa e robusta, os resultados encontrados pelo HardwareBusters já são significativos.
Fonte: HardwareBusters